segunda-feira, 29 de outubro de 2012

[ESPECIAL] Dia Nacional do Livro

Boa Tarde à toas.. desculpem a demora pelo post.. Mas hoje é o dia Nacional do Livro, e a gente não podia ficar de fora não é? Então vamos a um especial sobre o dia do Livro.


Em 29 de outubro de 1810, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e instituído que neste dia, seria o Dia Nacional do Livro.

Aquela hora tão aguardada quando chega o carteiro na minha casa, pego aquele pacote com um brilho nos olhos e quando abro, vem aquele cheiro de livro novo. Até agora não sei qual das partes é mais interessante, ver uma promoção imperdível de livros nas lojas, ou a chegada do mesmo. A sensação de colocá-lo na estante, ver como ele ficou entre os outros da coleção. Depois vem a organização, por autor ou por nome, ou por assunto, vai de cada um. 



Cada capa te faz imaginar o que vem a seguir. Depois vem a leitura, a viajem em um mundo desconhecido, e você navega lendo as páginas e imaginando o mundo criado pelo autor. Creio que ninguém imagina igual a você, por isso, aquele mundo é totalmente seu, e ninguém mais entra nele.

Cada autor tem sua maneira de escrita, então no mundo da leitura, com toda certeza você irá achar livros que não te agradam, mas o que eu sempre digo, TODO livro tem um leitor. Quando aquele livro foi publicado, alguém gostou e apostou naquela história, então mesmo que um livro não te agrade, vai agradar a alguém. 

Não se esqueça, seu livro é seu filho, então cuide bem dele. :D. Afinal, quantas árvores não foram derrubadas para fazê-lo? 

Leia mais, aproveite e comece hoje, que é um dia especial. A Leitura abre sua mente para coisas novas e nos dá um olhar crítico sobre tudo. Ler é cultura, ler é conhecimento, ler é formar cidadãos melhores. Quem lê, mantem a mente em funcionamento, provavelmente quando tiverem seus 80 anos, estarão lúcidos. E por fim, se você gostou deste post, leve a mensagem adiante, pois uma sociedade educada, irá ser uma sociedade próspera. 

Comemore o dia do Livro: lendo, presenteando ou escrevendo alguma coisa. E se você escreveu e gostou, compartilhe com a gente nos comentários. Livros e ideias são fonte de conhecimento, então não guarde somente para você.

Eu estou lendo:

E você? Já leu hoje? 

Obrigado meus queridos À toas. Beijos e Abraços.

48 comentários:

  1. Olá Gui,

    Feliz Dia do Livro!

    Essa foto me deu uma vontade de ler novamente O Ladrão de Raios.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gui!

    O seu texto ficou ótimo, gostei muito. É verdade nada melhor do que sentir a textura e o cheiro de um livro novo...
    Feliz dia do livro!

    Eu também escrevi algo sobre este dia no meu blog, passe por lá...

    Atenciosamente,
    David.H.S
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo... kasokda hoje estou sentindo aqui.. chegaram novos livros.. oaksdoas
      Abraços

      Excluir
  3. Falou e disse. Também fico na duvida se a melhor hora é da compra ou a da chegada dos livros. Falando nisso já comemorei o dia do livro comprando alguns hehehehehehe.
    Já li o livro que você esta lendo. NO momento estou lendo 2 livros: Belle e A intuitiva.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vc comprou de bom pra gente Sil? ótimo.... Nao me interessei por Belle ainda.. é bom??

      Diz vc tb gabriel...

      Excluir
    2. Estou gostando muito, to quase terminando, me surpreendi com ele. Vc já leu Roubada da mesma autora? Ele segue o mesmo estilo. Ela termina o capitulo bem nas partes mais interessantes dai a gente quer ler mais um pra saber o que vai acontecer.

      Excluir
  4. ADOREI o post Gui!!! Hoje é de fato um dia muito especial, só não concordo muito com aquilo de aos 80 anos estar lúcido, eu tenho 18 e as vezes vivo no mundo da lua kkkkk. Sério, nem sei se é normal viajar com a mente desse jeito rsrs.
    Bem, já que você falou para compartilhar... Também fiz um post homenageando o dia do livro! Coloquei parte dele voltado para minha opinião a respeito dos livros dos brasileiros da atualidade. Quem quiser ver, sabe onde encontrar!
    :)
    Ótimo post parceiro, como sempre! rsrs.

    Abraços...

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. akosdkaoksd... mas vc entendeu o lúcido que quis dizer.. viajar no mundo da lua eu tb faço.. e muito.. oakdoasd Já visitei linda.. bjus

      Excluir
    2. Eu sei, eu sei rsrs, mas às vezes saio do controle, nem sei como explicar, é uma coisa muito doida. Deve ser de família, povo tudo meio doido. :)

      Excluir
  5. Oi Gui,
    Feliz Dia Nacional do Livro.
    Moço, sua resenha tá maravilhosa, eu que trabalhei tanto na Educação Infantil e Ensino Fundamental Séries Iniciais sabia essas datas decoradas e por incrível que pareça me esqueci hoje, e olha que é um dos dia que mais gosto. (Deve ser a correria)
    Mas vou compartilhar o post pelo face e desejar um feliz dia para meus alunos. Obrigada pela lembrança.
    Quanto a chegarmos a uma velhice lúcida, concordo plenamente, outro dia minha mãe foi ao consultório de uma médica e ela disse à minha mãe que pode descansar pois ela não sofrerá de Mal de Alzheimer, e isso é fruto de leitura, desde muito cedo tenho lembranças de minha mãe lendo a Bíblia e outros livros e até hoje ela possui esse hábito, perto dos 70 anos ela está com a mente ótima. Oxalá, eu siga no mesmo caminho de lucidez.
    Parece ironia, mas hoje começo a ler "A menina que não sabia ler de Jonh Harding".
    Boa leitura para nós todos!
    Ahhhhhhhhhhhhh o post... está divino, amei de paixão. Você é um gênio da escrita.
    Mil bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAA que isso.. a gente ta aqui pra isso.. lembrar voces que livros são importantes... Vamos estar lúcidos Keide.. que bom.. tomara que não sejamos chatos demais.. oaskdoaskd bom que a gente vai poder contar muitos histórias pros nossos netos e tal.. beijos
      Gênio?? Eu ?? to longe disso ainda... aksdkoad

      Excluir
  6. Feliz Dia Nacional do Livro!!! Seu post ficou muito bom, adoro quando chego em casa e tem um pacote com um livro novo para ser lido, é um sensação de extrema felicidade. Haaa você está lendo O Ladrão de Raios do tio Rick *-* é muito perfeito esse livro, no momento estou lendo O inverno das Fadas. Beijos

    http://estantedecristal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá íntima.. realmente ele escreve muito bem.. então minhas próximas aquisições serão voltadas aos livros dele.. beijos

      Excluir
  7. Hey!
    Gostei bastante do post, ficou mesmo maravilhoso, você, como sempre, escreveu super bem, haha.
    Bom, já li a série de Percy Jackson e amei, espero que você goste tanto quanto eu, rs.
    No momento estou lendo um livro que chegou de Book tour, Antes de você chegar, mas ainda estou bem no comecinho, sabe? rs
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUe bom que gostou.. não quis falar muito para não ficar massante.. Gostei D+ de Percy.. só o filme que foi um pouco chato.. mas valew tb..
      AAA quero participar de um book Tour... Por FAVOR>. oakdoas

      Excluir
  8. Adorei o post, bem colocadas as sua palavras. A leitura é algo que só nos trás benefícios, e essa é uma data que deve ser comemorada todos os dias do ano. Parabéns pelo post incrível. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. éé concordo contigo.. não lembro mais do último dia que fkei sem ler... beijos

      Excluir
  9. Olá... hoje realmente é um dia especial.
    E sim eu já li e tenho lido muito kkk!
    Como é bom ler,a importancia pra mim é grandiosa!
    Bem legal o post!
    MauMau

    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è mesmo.. eu não sei ficar um dia sem ler.. parece que falta algo... muito estranho isso.. abraços

      Excluir
  10. Nossa Gui, que post LINDO!! Livro é tudo de bom mesmo!!! E além de tudo o que você falou sobre o livro, ainda tem algo que descobri há pouco tempo: o livro pode unir várias pessoas de vários lugares, trocando experiências, disseminando e incentivando a leitura. Bom, na minha família poucos gostam de ler e os que não gostam acham que este é um hobbie egoísta, porque quando a gente pega um livro e vai para um canto ler, fica ali por horas a fio, totalmente mergulhados em nosso próprio mundo! Quando eu comecei a visitar os blogs literários, eu descobri um mundo fantástico para quem é amante da leitura!! Daí eu vi que ler não é um ato solitário. É maravilhoso poder compartilhar e absorver experiências, ler os posts, as resenhas, ver os comentários... acho lindo que os blogueiros (Gih, Bruno, Taty...), mesmo tendo cada um seu blog, fazem questão de passar por aqui todos os dias e comentar, a fofa da Keide que não acompanha blog nenhum (só o seu), mas não deixa de passar por aqui também. E o carinho que você e a Paula têm de responder os comentários!
    Também adoro quando o carteiro me entrega um pacote com livros, adoro o cheiro de livros novos e uma promoção imperdível de livros nos sites, agora, para mim, a parte mais interessante é quando eu vejo o meu nome no rafflecopter!!! Aí eu surto!!!kkkkkkkkk
    Beijos no core!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os livros fazem isso com a gente.. une as pessoas.. Minha família nem é de ler.. peguei o gosto sozinho mesmo.. éé agradeço a esses grandes parceiros que eu tenho.. muito mesmo... :D A gente responde na medida do possível neh... kkkk Realmente ganhar sorteio é ótimo...
      beijos Patty... e obrigado como sempre.. a propósito.. seu cabelo ta lindo.. vi as fotos no teu face...

      Excluir
    2. então tu gostou do meu cabelo vermelho? Que bom, porque o povo aqui fica querendo me transformar em loira!

      Excluir
  11. Qual é o seu melhor amigo?
    Os livros.
    Nada é mais impressionante do que tê-los ao seu lado num determinado tempo onde nos perdemos em suas escritas. Choramos, rimos, ficamos chocados e feliz quando algo acontece nas páginas deles recheados de conteudo. E como os amigos, cada um entendeu por afinidade. Se um livro é ruim, é pq ele não tem afinidades para com vc, e vice-versa.
    Eu devia ter feito um post sobre o dia do livro, mas foi tão corrido o dia q vi agora q ele já vai acabar.
    Sempre com a escrita excelente Gui e insisto q vc deve escrever um livro. Caso isso aconteça pode ter certeza q vou comprar o primeiro livro seu. *-*
    Eu terminei de ler O Ladrão de Raios a dois dias e ele se revelou, na minha opinião, tão fascinante como os do Harry Potter. Agora o meu coração está dividido entre Percy e Harry. Sinto q vc vai adorar a narrativa.
    Vi q a kawaii Paty mencionou o meu nome no comentário dela e é claro q passou sempre por aqui para ver os post novos ou mesmo comentários do fãs. Guilherme, muito obrigado por ter passado na minha conta do Skoob há três ou quatro meses me convidando a conhecer o mundo de Tempo à Toa. Foi a melhor coisa q aconteceu comigo nesse ano.
    E meus parabens de novo pelo sucesso do blog. Abraços *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. koakdaosdka ainda to longe de escrever bem meu amigoo.. e ae como vc está? ando meio sumido daqui... mas vou voltando.. kkkkk Olha... pra vc meu primeiro livro vai ser doação.. só pelo companheiro de blog que vc é.. Gostei muito de Percy.. mas igual Harry, acho que nunca mais,,,

      Excluir
  12. Qual é o seu melhor amigo?
    Os livros.
    Nada é mais impressionante do que tê-los ao seu lado num determinado tempo onde nos perdemos em suas escritas. Choramos, rimos, ficamos chocados e feliz quando algo acontece nas páginas deles recheados de conteudo. E como os amigos, cada um entendeu por afinidade. Se um livro é ruim, é pq ele não tem afinidades para com vc, e vice-versa.
    Eu devia ter feito um post sobre o dia do livro, mas foi tão corrido o dia q vi agora q ele já vai acabar.
    Sempre com a escrita excelente Gui e insisto q vc deve escrever um livro. Caso isso aconteça pode ter certeza q vou comprar o primeiro livro seu. *-*
    Eu terminei de ler O Ladrão de Raios a dois dias e ele se revelou, na minha opinião, tão fascinante como os do Harry Potter. Agora o meu coração está dividido entre Percy e Harry. Sinto q vc vai adorar a narrativa.
    Vi q a kawaii Paty mencionou o meu nome no comentário dela e é claro q passou sempre por aqui para ver os post novos ou mesmo comentários do fãs. Guilherme, muito obrigado por ter passado na minha conta do Skoob há três ou quatro meses me convidando a conhecer o mundo de Tempo à Toa. Foi a melhor coisa q aconteceu comigo nesse ano.
    E meus parabens de novo pelo sucesso do blog. Abraços *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o post! Parabéns!
    Eu terminei de ler um livro no dia do livro. :)

    Beijo
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, Guih, que lindo!
    Realmente é uma emoção e tanta receber aquele livro novo, e poder colocá-lo na estante, apreciá-lo, ler com vontade... *-* E receber a "visita" do carteiro, pra mim, é sempre uma alegria! :P
    Bjus!
    Paty Algayer - Mágica Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. éé pra normais o carteiro tras conta.. pra mim tras livros.. :D

      Excluir
  15. oi,
    otimo post!
    adorei
    feliz dia do livro
    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz dia do Livro Mi... todo dia é dia do livro pra nós neh...

      Excluir
  16. Adorei o post. sinto uma alegria imensa quando chegam novos livros hahahah Eu adorei o post e sua foto no fim rsrsrs Até mais
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. askdoasdk o carteiro chegou perto já dou pulos de alegria.. okkkk

      Excluir
  17. Esse dia passa depercebido para muitos, mas não para mim, eu não seria nada sem os meus livros para me tirar da minha monotonia diária, pena que muitos brasileiros não conhecem o prazer da leitura, só pra citar um exemplo: eu sou o único leitor da minha família.
    Realmente a chegada de um livro pelo correio é mesmo indescritível, e quando ganhamos aquele livro que desejamos muito em uma promoção, a sensação é melhor ainda
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nao seria nada sem os meus livros.. realmente.. me vejo em vc.. o único leitor da minha família.. ainda sou chamado de fanático e louco.. oaksdoa por causa que compro livros... falo assim e vc gasta com que ? com cerveja? kaosdkoaksd

      Excluir
  18. Feliz dia do livro nacional atrasado esse mês meu tempo esta muito escasso mas vai melhorar, eu nem sei mais o que estou lendo são três hehe, amo a serie Percy você esta gostando?

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. okokaodas tudo bem.. feliz dia do livro pra ti tb.. faz parte o tempo escasso eu tb to assim... :D

      Excluir
  19. Olá, Gui.

    Hehe! Passei o dia nacional do livro sem ler nada, acredita? É que era meu aniversário também e eu preferi fazer algo diferente, como ir à praia. =D Bem, eu nunca paro de ler, escrever e comentar... Estou perdoada. =)

    PS. Você deveria ter lido algo nacional.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse pra Giulia.. tava lendo já este.. e agora Clã dos magos pq o pessoal escolheu.. kkk Logo vou ler um nacional.. ai sim.. beijos..

      FELIZ ANIVERSÀRIO ATRASADO>>> DESCULPA>>>

      Excluir
  20. Concordo com a Isie. Se era o dia NACIONAL do livro, vc tinha que ter pego um brazuca pra ler. O pessoal tem um certo preconceito, mas tem muitos livros bons, até melhores que alguns estrangeiros. ;)
    Giulia - prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JHAAAA.. É Que eu ja tava lendo Percy... e o próximo livro pra mim ler quem escolheu foram os leitores.. então se eu passasse alguem na frente ia dar briga.. kkk :D Ms depois de Clã dos Magos vai vir um nacional

      Excluir
  21. Nossa, lembrei demais das cinco leis da Biblioteconomia:

    1. Os livros são para usar.
    2. A cada leitor seu livro.
    3. A cada livro seu leitor.
    4. Poupe o tempo do leitor.
    5. A biblioteca é um organismo em crescimento.

    E eu preciso ler o Percy! *-*

    Me segue (ou comenta)? uhauhauhauha
    http://artesanatoelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Pessoal, vou respondendo os comentários no próprio blog de quem o deixou, ou pelo Twitter, podem ter certeza que vou respondendo assim que puder. Grande abraço e obrigado pela participação :D