quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Jogos Vorazes - Em Chamas - Suzanne Collins


Esta resenha contém Spoilers, se você não leu a primeira ainda, clique aqui

Sinopse

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

---

- Acho que sim – eu disse. Mas não é verdade. O nosso tordo não é apenas um pássaro que canta. Ele é a criatura que a Capital jamais imaginou que pudesse existir. Nunca passou pela cabeça deles que seus gaios tagarelas altamente controlados pudessem ter seus cérebros adaptados à natureza, que pudessem transmitir seu código genético, que pudessem adquirir uma nova forma. Eles não conseguiram prever a vontade que os pássaros tinham de permanecer vivos.
---


Emoção, raiva, tristeza, choro, compaixão. É Jogos Vorazes, Em Chamas é tudo isso e mais um pouco. Foi o livro da trilogia que mais me impactou e me emocionou. De tudo aconteceu neste livro, vimos aqui realmente a proposta apresentada em Jogos Vorazes e como as coisas podem ser diferentes se quisermos. 

Depois de Katniss voltar para a casa, sua vida é transformada totalmente. Casa e luxo agora fazem parte da vida de Katniss. Pensando cada vez mais em Gale, ela é forçada pela capital a continuar com o romance com Peeta, afim de acalmar os nervos da população dos distritos que está começando uma revolta. 

Neste ano é feita a 75ª Edição dos Jogos Vorazes, chamado de Massacre Quaternário, onde o presidente decide que irão voltar para a Arena, os vencedores dos Jogos Vorazes anteriores. Lógico que isso é para forçar Katniss a voltar para os jogos, e assim, forçar a morte da garota para que os ânimos sejam acalmados. Como a única mulher vencedora do seu distrito, Katniss está de volta a arena, junto com Peeta. Nesta edição, outros grandes vitoriosos aparecem e se formam grandes alianças para tentar mudar o trajeto para a morte eminente.

Os jogos são emocionantes até o fim, nos fazendo realmente vibrar a cada página lida, não querendo parar nunca. Neste livro, Peeta continua sendo um maestral cavalheiro, tentando de todas as formas proteger Katniss e ajudá-la. Katniss é praticamente forçada pelo presidenten Snow a continuar seu romance com Peeta, o que a deixa muito confusa sobre o que sente por nunca ter gostado de ninguém. Isso me irrita no livro um pouco, pois Katniss continua astuta, mas com os pensamentos enrolados como sempre, não se decidindo sobre o que quer. E Gale aparece quando se menos espera, embaralhando mais ainda a cabeça de nossa protagonista. Já Cinna, eu sou um grande admirador, é realmente um grande personagem na trama que não é primário, mas é o que mais tenho admiração. 

Com um final emocionante e rápido, Collins resolve todas as questões pendentes no segundo volume e deixa brechas para o terceiro livro. 

Consideração Final:

Narração feita em primeira pessoa, pela própria Katniss. O livro é bonito e bem diagramado, com a capa fosca e o nome em relevo brilhante. No mais, um super livro que recomendo a todos que gostam de uma boa narração e de distopias. Ainda por cima, tem o olhar crítico da autora sobre a nossa sociedade, retratando a realidade de nossos governos e autoridades. Deixo vocês com uma imagem feita por fãs, como poster do novo filme.


Informações Adicionais:
Trilogia:
2. Em chamas
3. A Esperança

COLLINS, Suzane. Em Chamas. Editora: Rocco, 2010. Título original: Hunger Games. 413 páginas.





CAPA: 4 de 5
EVOLUÇÃO: 5 de 5
NARRAÇÃO: 5 de 5

28 comentários:

  1. Pensei que vc tinha esquecido de resenhar a continuação dos Jogos Vorazes, mas finalmente resenhou.
    Assisti primeiramente ao filme (que não gostei muito), mas me apaixonei pelo enredo. É um tema muito diferente e interessante.
    Espero ansioso para comprar a trilogia.
    Vc sabe me dizer Gui se vai ter a adaptação do segundo livro para o cinema? *-*
    abraços

    ResponderExcluir
  2. A adaptação para o cinema vai demorar tanto ;'(. Eu estou lendo o ultimo livro e adorei a sua resnha .

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo o último livro da trilogia... chorei litros quando eu li o primeiro! Em Chamas é muuuuito bom, mas eu achei o primeiro melhor!!!Também adoro o Cinna, me arrepiei quando ele desafia a capital com o vestido de noiva da Katniss, que queima e vira um tordo! -"Estou num vestido com o exato desenho de meu vestido de casamento, só que da cor de carvão e feito de pequenas penas. Surpresa, levanto minhas longas e fluidas mangas no ar, e é aí que vejo a mim mesma na tela da televisão. Vestida toda de preto, exceto pelos pedacinhos brancos em minhas mangas. Ou será que deveria dizer asas? Porque Cinna me transformou num tordo."- acho que é a parte do livro que eu mais gosto!
    Adorei a resenha!
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Por enquanto só li o primeiro e gostei bastante. Pela sua resenha dá pra ter um ideia de que a história fica ainda melhor a cada volume. Adorei!

    Beijo
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite,
    Comprei o box para meu filho, mas confesso que não tive tempo para ler. Vi o filme e creio que fez o seu papel junto ao público infanto-juvenil. Lerei a série para poder falar com propriedade.
    Mil bjs e uma noite de descanso!

    ResponderExcluir
  6. Ahh, ainda não li o primeiro livro #chatiada
    Mas já olho pra ele há muito tempo lá na Americanas! Não li a sua resenha por causa dos spoilers, mas a minha curiosidade pela série só aumentou :)

    Beijos, Nanda ~ Blog SuperBookaholic
    http://www.superbookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Aaaii
    Eu nem tenho o que falar desse livro e da trilogia toda
    É perfeito!
    E tipo.. O Cinna é ótimo mesmo! É um dos meus personagens preferidos!
    Adorei a resenha *-*
    Vou esperar a da Esperança (que entre os 3 foi o que menos gostei)

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  8. Tenho muito interesse nesta série, mas infelizmente ainda não li nada dela.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. eu não quis assistir o filme sabe
    tipo nada bateu a quimica
    nem no livro, nem n otrailer do filme
    e quando eu tentei ver o ocmeço do filme eu dessisti
    uashsahushu sei lá, parece que eu tava me torturando
    nunca tinha sentido isso
    mas a resenha está mega legal gui :)

    ResponderExcluir
  10. Ainda não pude ler o livro, mas já assisti ao filme, gostei bastante, espero que eu goste do livro, só vejo bons comentários sobre a série.

    Beijos;
    Tici- ObsessionValley

    ResponderExcluir
  11. Como ainda não li o segundo livro e a sua resenha contém spoiler, eu não li a resenha toda rs

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nenhum livro da trilogia, nem Jogos Vorazes. Mas, quando vi o trailer decidi baixar para ver o filme, mesmo sendo uma ridícula gravação de cinema em dual áudio... E, eu simplesmente ADOREI a história! Queria ter ido ao cine, mas não deu. Agora anseio por ler os livros, só não sei quando isso irá acontecer.
    Caramba, quer dizer que o segundo é melhor que o primeiro? OMG, eu PRECISO ler esse livro!!! Vou tentar correr para ler tudo antes de ser lançado o segundo filme!
    Ótima resenha Gui, como sempre! Adorei!
    :D

    Abraços...

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Esse é o meu livro preferido dessa série *-*
    Cinna é perfeito <3
    Oh Deus, choro só de lembrar.
    Essa série me trouxe muitas lágrimas, raiva e emoção.
    Quando comecei a ler não achei que fosse gostar tanto.

    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Esse é o melhor da trilogia pra mim, acredita?
    Devo ter lido no tempo recorde de pouco menos de 24 horas. Rsrs...
    Curti o post, e o pôster!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  15. Eu devo ser uma das poucas mortais leitoras que não leu esta trilogia e que nem tem vontade, rsrs. Assisti ao filme, quer dizer, uns pedaços do filme e pude ter a certeza de que não gostaria mesmo de ler, hiuahiua, não tenho estômago para coisas muito fortes e injustiças não!

    Um abraço, Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  16. Já comprei o box, mas não li. Meu primo já tinha me dado spoiler. rs

    É muito emocionante mesmo.
    Espero logo lê-los e que Em chamas - o filme venha logo.

    bjus

    http://missaustenofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Este livro também foi o melhor da trilogia pra mim até agora (só li os dois primeiros, mas já ouvi falar que A Esperança é meio decepcionante...), adorei principalmente o Massacre Quaternário, não imaginava que a autora conseguiria fazer uma nova edição dos Jogos sem se tornar cansativa!
    Bjus, adorei sua resenha!
    Paty Algayer - Mágica Literária

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler a trilogia, não li nenhum mas mesmo assim li tuas resenhas, e só fiquei com uma vontade ainda maior de lê-los!!!
    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  19. Eu achei o livro um tanto cruel, e isso fez eu ficar com um pé atras =/ e to com "a esperança" a tempos aqui em casa, mas ainda não peguei pra ler, mas quem sabe será o proximo rs
    Mas gostei da resenha!!
    beijoos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Cara, eu preciso ler essa trilogia! *-* Cada vez que vejo uma nova resenha - e ainda mais uma ótima como essa -, dá-me mais vontade. Só tive oportunidade, até agora, de assistir ao filme, o que já me agradou muito.
    Até mais! :)

    ResponderExcluir
  21. Hmm, eu quero ler jogos vorazes, então quese não li sua resenha! hehe

    Obrigada por participar da promo! bjooos

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    confesso que não gosto muito dessa trilogia e até abandonei o terceiro livro. a narrativa da autora é muito morgada e me deixa impaciente com a mentalidade dos personagens.

    jogos vorazes tinha tudo para ser o máximo como battle royale, mas acabou virando algo pop demais, com romance demais e bobagens demais.

    é claro que não é possível negar o alto teor crítico que emana na trilogia, mas, ainda assim, são livros superficiais demais.

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. oi,
    adorei sua resenha!!!
    Eu amo esse livro de paixão
    vendo o poster do filme fico doida para q chegue logo o dia de ver esse filme, aaaaaaaaaahhhhhhhhh
    Eu tenho o box em ingles, em hardcover é lindooo demais.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  24. Tentei não ler a resenha pra não ver spoiler mas não deu li tudo hehe, caraca ela volta pra arena sacanagem, ah quero muito ler essa serie, gosto do casal hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  25. Para mim, o livro tem a capa mais bonita da coleção e é o de melhor narrativa, pois eu li o coitado em 1 dia! AEHUHAEUHEAUHUEAH
    Boa resenha, Guilherme. Tô meio sumido porque começaram as aulas na faculdade...

    Abração!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Admiro a criatividade de Collins pra escrever essa série. Achei fantástica a arena da edição especial. \o/
    Pena que o desfecho não me agradou. =/
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. quero ler jogos vorazes, já n aguentei ficar sem ver o filme ;s aoiaoa

    ResponderExcluir
  28. Eu li Jogos Vorazes em uma semana. E Em chamas é muito bom, na verdade todos. Katniss e Peeta voltando pra arena.

    ResponderExcluir

Pessoal, vou respondendo os comentários no próprio blog de quem o deixou, ou pelo Twitter, podem ter certeza que vou respondendo assim que puder. Grande abraço e obrigado pela participação :D