quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Blogs literários e seu período de vencimento.

Boa tarde galera, hoje estou inspirado. 

Primeiramente, quero dizer obrigado a todos que estão firmes aqui no blog, seguindo, comentando e participando das promoções. Voltaram minha aulas agora e estou me reprogramando para não abandonar o blog. Confesso que não está sendo fácil postar aqui, e venho esclarecer, que melhor que postar coisas bobas e sem sentido, prefiro deixar o blog sem atualização constante. Não adianta eu chegar aqui e fazer uma postagem meia-boca, só pra dizer que posto todo dia. Até porque o objetivo do blog e trazer conteúdo, não coisas vazias.



Venho vendo que desde que comecei o blog, muito, mas muitos blogs aparecem a cada dia que passa. Fico vendo milhões - exagero - de scraps que deixam na minha página do skoob sobre novos blogs e pessoas pedindo pra seguir e comentar. Eu sempre fui do tipo que olhava, visitava o blog e seguia se eu achasse legal. O problema é que fiquei escasso de tempo e acabei deixando pra lá. 

E onde quero chegar com isso? 

Vamos lá. Fui verificar meu perfil do blogger, aquela página onde ficam os blogs que sigo. Eu sempre ia em um por um e comentava. Fazia tempo que não fazia isso. Resolvi fazer novamente e tive um espanto.
Muitos blogs morreram. Muitos mesmo. Fiz uma contagem aproximada, e em cada 10 blogs que eu visitava, pelo menos 3 estavam inativos ou com postagens jurássicas. Muitos, são parceiros nosso aqui do tempo à toa.

Ai vem minha justificação. Dos 10, 3 estavam sem postagens, 5 estavam ativos como sempre e 2 tinham somente postagens bobas, sem sentido, não quero mencionar os tipos de postagens, mas generalizando, ou eram lotações e mais lotações de memes e tags, ou publicações copiadas de algum lugar.

Cheguei ao ponto. Vocês seguidores do Tempo à toa, merecem todo meu respeito. Vocês blogueiros que sempre vem aqui também. Então, eu não estarei sendo justo com vocês que me seguem, que visitam, que comentam, que gostam mesmo do blog, fazer publicações aleatórias de qualquer maneira, somente postando coisas vazias e sem acréscimo. Posso estar sendo injusto com alguns, não que seja ruim postar memes e selinhos, mas exageradamente, somente pra falar que postou, acho besteira.

E com isso muitos blogs ficam escassos de seguidores, os blogs ficam sem visitas, os blogueiros - sei que acontece com muitos - ficam sem tempo pra postar e acabam abandonando. Então gente, blog é um projeto sério, é praticamente um emprego se você quer credibilidade e visitas. Então por favor, pensem bem antes de criar um e sair enchendo as redes sociais de divulgação e depois acabar com 3 meses, deixando de atualizar e acabar abandonando o barco.

Agora, se você quer um blog pra postar aleatoriamente, quando tiver a fim a cada mês, coloque isso como propósito do blog e mostre que o propósito é esse. Pois mais vale uma publicação com bom conteúdo que milhões com conteúdo vazio..

E enquanto isso... 



Beijos e abraços.

To parecendo a Flavinha do Livros e Chocolate já.. Virei Polêmico.

Aceito opiniões e peço desculpas se fui grosseiro.

AVISO DE ÚLTIMA HORA: ESTOU TENDO UM PROBLEMA TERRÍVEL COM CORREIOS, E TAMBÉM ESTOU SEM ACESSO AO E-MAIL DO BLOG, ENTÃO QUE GANHOU PRÊMIOS AQUI NO BLOG E NÃO RECEBEU, POR FAVOR ME ENVIE UM E-MAIL COM URGÊNCIA PARA guilhermehck@hotmail.com, recebendo esse e-mail, já vou ver a situação e resolver essa semana ainda.





17 comentários:

  1. Realmente, acho que nossa geração sofre de um grande problema, Falta de criatividade e eu me incluo nesse barco, criar conteúdo não é lá muito fácil...


    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente criar conteúdo não é facil.. por isso acho que é melhor deixar sem postar nada as vezes... :D okasdoka Beijos e obrigado pela visita

      Excluir
  2. Concordo com você! A maioria dos blogs literários que eu sigo são clichês no sentido de postagens parecidas! Sério, não aguento mais postagens de trailer de filmes baseados em livros, o pior é que quase todos os blogueiros postam o mesmo trailer no mesmo dia! Fica muito chato. E o pior é que a maioria dos blogueiros estão focando em publicidade e acabam esquecendo das postagens boas que faziam as pessoas visitarem seus blogs.
    Beijos, Juciele.
    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Juci, eu faço esse tipo de postando.. mas no girando no mundo a toa.. faço um apanhado geral de notícias e filmes e trailers... fica uma postagem legal e com várias coisas diferentes.... entao to achando válida.. obrigado pela visita.. bjus

      Excluir
  3. Falou e disse, Guilherme, e você não está sendo polêmico não, está sendo sincero e transparente, coisa bem rara ultimamente. Concordo com você em que mais vale uma postagem bem feita, com conteúdo, mesmo que não seja tão frequente, do que postar todo dia, ou quase, coisas bobas, artificiais só pra dizer que posta diariamente. Eu até que ficava meio incomodado quando não postava com tanta frequencia, mas hoje em dia desencanei; procuro fazer posts que, primeiramente, eu goste, ache legal e que tenham no minimo alguma relevância. Espaço eu acho que tem para todo mundo, pena que uma grande parte de quem cria blogs já cria pensando que em um mês vai estar ganhando livro de graça - no caso de blogs literários. Ainda bem que nem todos são assim! Parabéns pelo post e pela sinceridade... Abraços!

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também era mó encanado com isso.. oakdosa mas é difícil produzir conteúdos bons diariamente sem tempo... então complica um pouco nossa vida corrida neh...

      Mas isso aqui é meu sonho.. e dele não saio.. aoskdoa :D abraçoss

      Excluir
  4. Adorei a postagem. Concordo plenamente. Acho melhor postar menos e com conteúdo, ao invés de postar todos os dias e postar qualquer coisa.

    Adorei seu blog! Estou seguindo.

    Abraços!

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui seguir o seu tam´bem... obrigaado pela visita e volte sempre... beijoss

      Excluir
  5. Oi Guilherme, adorei a proposta do post. Faz pouco tempo que adentrei no mundo do blog - efetivamente - e descobri que não é nada fácil ter uma rotina nas postagens e ainda ter tempo para visitar os blogs vizinhos. A cada dia nascem mais e mais páginas. Concordo contigo quando a qualidade das postagens; detesto aqueles blogs que só publicam "Parceria com autor" ou "Meme" "Tag" e quase nunca nada relacionado a proposta do seu blog. Um assunto muito relevante e nada polêmico. Um abraço.

    ::De Frente com os Livros::

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Clóvis... obrigado pelo coments construtivo amigo..

      fui la no seu blog e estou seguindo...

      Espero ter agradado e quero te ver sempre por aqui.. abraçss

      Excluir
  6. Gostei da sua postagem Guilherme e assino embaixo,rs. Eu mesma sigo vários blogs literários, em alguns (como aqui no Tempo à toa) estou inscrita no feed para receber as atualizações, mas o problema é exatamente o que você escreveu. Em muitos feeds vejo que são parecidíssimos, com memes, tags, divulgação de trailers de filmes, etc.
    Tem blog que mais parece twitter, num só dia coloca de 5 a 10 posts (sem exageros) e só pra falar de um filme, de um novo pôster que saiu, algo que um escritor disse... O ideal seria filtrar o mais importante e fazer um apanhado geral num post único, mas parece que o pessoal prefere quantidade à qualidade... triste!
    Eu tenho um blog pessoal que nem atualizo com frequência, só posto quando tenho algum texto bacana para escrever ou quando estou inspirada,rs, acho que todos deveriam ser assim, pois evita que nós percamos nosso tempo lendo mais do mesmo.
    Bom, eu continuo seguindo e gostando muito do Tempo à toa, gosto das postagens e sinceramente, prefiro que vocês fiquem um tempinho sem postar nada a ficar postando qualquer besteira, tipo corrente que todo mundo posta.
    Você não foi polêmico não, Guilherme, foi sincero e de boa, é isso que nós leitores esperamos de vocês. Abraços :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entãoo.. eu faço esse apanhado na coluna girando no mundo a toa.. acho mais interessante que deixar um monte de postagens só pra encher pipoca.. aosdkoaskdo

      Isso é legal.. postar quando tem inspiração.. apoio voce...

      Obrigado pelos elogios, espero sempre melhorar. Voce é uma leitora que ha tempos vejo por aqui.. obrigado pelo carinho.. grande beijo

      Excluir
  7. Guilherme entendi seu desabafo, tenho percebido isso também. Tenho blog desde de 2011 e muitos blogs que eu seguia, muitos até bem estruturados fecharam sem maiores explicações.
    Acho que é positiva essa reflexão crítica entre nós blogueiros que queremos continuar fazendo um trabalho legal. Vamos continuar nosso caminho da forma que for melhor para cada um de nós. Sucesso!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Guilherme, vira e mexe saio limpando a lista de blogs que sigo e noto a mesma coisa que você sabiamente postou aqui. Já deixei de seguir alguns blogs por achar que já não se enquadrava ao que eu queria dele, mas a maioria ainda é por abandono.
    A vida é corrida, e manter postagens diárias muitas vezes é complicado, mas quem leva à sério, saberá trabalhar seu tempo, ou pelo menos avisar seus seguidores que as postagens não serão tão assíduas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia parece que ter um blog é brincar de internet. Vejo muita gente que não valoriza nem dá o devido valor e acha que é apenas um hobby. Claro que pode ser, mas quem realmente leva a sério essa profissão tem muito trabalho, além de ter que conciliar a vida pessoal com as postagens e geração de conteúdo. Posso imaginar como deve ser exaustivo, mas quando é feito com carinho, com certeza vale a pena!

    ResponderExcluir
  10. Oi Gui!!
    Adorei seu post!!! Você está coberto de razão...sei que não deve ser fácil manter um blog - e é por isso que eu não criei um ainda, e é por isso também que eu admiro muuuuito vocês blogueiros - tem que ter tempo, criatividade e disposição para isso! A vida de todo mundo - ou quase todo mundo - é muito corrida eu simplesmente fico de queixo caído com o número de blogs literários que existem. No meu perfil do twitter eu sigo mais de 1000 pessoas e a maioria é de blog literário, ainda não tive a curiosidade (nem tempo) de verificar se todos estão ativos ainda, mas creio que não. Seria mais interessante se os blogs conseguissem colaboradores ou colunistas para dividir as postagens do que ficar postando coisas sem sentidos.
    bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AIii nem Fala Patty.. como ja disse outras vezes da vontade de desisitr... mas com uma parceira igual a Paula.. não tem como... aokdoaskdoas
      Obrigado e por causa de gente como voce que tambem nao abandono... beijossss

      Excluir

Pessoal, vou respondendo os comentários no próprio blog de quem o deixou, ou pelo Twitter, podem ter certeza que vou respondendo assim que puder. Grande abraço e obrigado pela participação :D