quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Resident Evil #1- A Conspiração Umbrella- S.D. Perry




Sinopse

"Entre em um mundo de horrores... 


Raccoon City: uma comunidade remota nas montanhas é subitamente vítima de uma série de assassinatos grotescos, que parecem estar ligados à floresta que cerca a cidade. Rumores bizarros começam a se espalhar, descrevendo ataques de criaturas violentas, algumas humanas... E outras não! As vítimas parecem ter sido parcialmente devoradas. 

No epicentro dessas mortes está a sombria mansão que pertence à misteriosa Corporação Umbrella. Durante anos a Umbrella tem conduzido, dentro da propriedade, pesquisas genéticas de alto custo e sem supervisão. 

Foi enviado para investigar os estranhos acontecimentos o S.T.A.R.S., uma unidade militar formada por uma variedade de especialistas: o malandro Chris Redfield, a ex-ladra Jill Valentine, o atirador de elite Barry Burton e o enigmático líder de equipe, Albert Wesker. Junto com os outros membros do S.T.A.R.S., ele tem boas razões para considerar-se preparado para qualquer coisa. 

Mas o que se revela quando os S.T.A.R.S. adentram pelas portas da mansão é o mais puro terror, muito além dos seus piores pesadelos: criaturas que desafiam as leis da vida e da morte, resultado de experimentos proibidos que saíram desastrosamente errados. Por trás de tudo isso está uma conspiração tão grande e suja em seus planos que os S.T.A.R.S. serão traídos por eles próprios, para assegurar que o mundo nunca descubra os segredos da Umbrella. 

E se alguém sobreviver... Irá com certeza invejar aqueles que morreram."



-

"Exausto, Chris olhava para o nada, sozinho na percepção de que os assassinatos violentos eram só a ponta do proverbial iceberg."- Pág. 22


"Com uma mão na coronha da Colt, Barry puxou a manivela e enfrentou o crepúsculo úmido e severo da floresta de Raccoon, preparado para tudo." Pág. 46


"Jill empurrou a porta e sentiu a esperança se extinguir por completo; não se moveu nem um centímetro. Teria de encontrar outra forma de sair, a não ser que os brasões pudessem ser achados- o que poderia levar anos nesse lugar. "- Pág. 84


-


Frio na espinha e muuuuuito medo! É assim que inicio essa resenha, queridos à toas. Para quem desconhece a franquia de zumbis mais bem sucedida de todos os tempos, prepare-se: mesmo para quem nunca ouviu falar em Resident Evil (uma epidemia viral, com todo o respeito ao trocadilho aqui empregado) vai se surpreender (e tomar belos sustos) com este livro.

Tudo começa com uma grande suspeita: quem será (ão) o(s) assassino (s) das vítimas esquartejadas, desfiguradas e totalmente violentadas em Raccoon City? Pois é, para investigar esse caso misterioso, entra em ação os S.T.A.R.S, grupo de elite dos Estados Unidos que, munidos de boas armas, muito conhecimento e treinamento pesado, prometem desvendar esse mistério. Entre os agentes encontram-se Chris Redfield, um ex-malandro que não se conforma com as possíveis causas (até o momento consideradas normais) descritas pela polícia local de Raccoon sobre os assassinatos brutais, e Jill Valentine, uma ex-ladra de muito prestígio,que aprendeu tudo sobre o mundo do crime com seu pai, um dos maiores bandidos da história. Cada um com seus dramas e dilemas pessoais, porém, guiados por um mesmo ideal: acabar com a onda de mortes que assola a cidade.

No meio de tudo isso, entre mistérios e peças de quebra-cabeças para serem reunidas, há a Corporação Umbrella, empresa científica muito famosa por seus experimentos ousados e por garantir boa parte do prestígio que Raccoon possui. Entre experiências e mais experiências, a Umbrella é um paradoxo entre uma empresa bem-sucedida e um mistério sombrio.

Antes mesmo das investigações começarem, há um acidente terrível envolvendo os integrantes da equipe Bravo, especializada em casos de risco. A fim de verificar o que ocorreu com seus colegas, a equipe S.T.A.R.S. segue rumo à floresta de Raccon City (local onde ocorreu o acidente com seus amigos) para analisar o que ocorreu. Porém, o que está para ser visto ultrapassa o conhecimento e a concepção humana: uma floresta repleta de armadilhas morais, seres comedores de carne humana, cachorros assassinos, pássaros gigantes e com bicos fatais, enfim... tudo para desafiar nossos agentes. 

Entre o caos total e o resgate aos companheiros, eles se deparam com a antiga mansão de Spencer (dono da Umbrella), que logo após ficar pronta, foi fechada e abandonada...estranho, não? O que será que a misteriosa mansão esconde?

O que Chris, Jill e os demais não contavam era que a macabra mansão escondia segredos cada vez mais terríveis: recheada de alçapões, arapucas e zumbis (isso aí, zumbis!) loucos por sangue, eles terão que se virar como podem (e isso inclui ter pouca munição) para sairem vivos de lá... e o que aparentemente era um mistério sem solução, torna-se o pior pesadelo de cada um deles, principalmente quando suas suspeitas de que a Umbrella está por trás disso torna-se real! Siiiiiim! O que era um experimento com poções virais,tornou-se uma epidemia doentia e uma falha fatal da corporação, que passou a criar monstros mortos-vivos e todo o tipo de aberração possível!

E até que ponto os cientistas e executivos da Umbrella iriam para manter a integridade da empresa? Talvez, para isso, fosse necessário exterminar os agentes do S.T.A.R.S., afinal, eles são,no momento, uma ameaça aos planos da corporação...e na contramão disso, estão nossos agentes, que agora terão que resgatar seus companheiros e correr contra o tempo, numa luta frenética e banhada por sangue, para saírem vivos da mansão maldita. 

Em meio a suspense, terror absoluto e muuuuitos, muuuitos sustos...seja bem-vindo a Raccoon City e a suas armadilhas mortais... e acredite: nem sempre estar vivo significa estar bem...


Considerações Finais


O que dizer, à toas? Simplesmente ameeeei o livro (sou fã da saga e já tive muitos ataques cardíacos jogando este game, rs) e aguardo ansiosamente o segundo volume! Bom, anteriormente este livro, com esta capa aqui:




Porém esta versão foi bastante criticada, ainda mais pelos fãs, por possuir uma linguagem fraca, com muitos erros gramaticais e por ser maçante...enfim, foi efetuado um novo trabalho de tradução e, sob o selo da editora Benvirá (que pasmem, é da Saraiva, rs) o livro foi relançado, para a loucuuuuura desenfreada dos fãs!

Realmente gostei demais do livro, ele descreve fielmente todos os ambientes vistos no primeiro game da saga (Resident Evil, lançado pela Capcom em meados de 1996) e conta com diálogos muito bem fluidos, diretos e de ótimo entendimento. Como eu disse anteriormente, os marinheiros de primeira viagem não terão problemas em entender a trama que,neste primeiro volume, retrata exatamente os acontecimentos iniciais do game. 

Uma coisa bem legal do livro é que temos as visões dos dois agentes principais, Jill e Chris, em suas jornadas pela mansão assustadora (pois, no game, você poderia escolher entre um dos dois para iniciar sua história; no livro, você consegue acompanhar a saga dos dois, alternadamente). 

O montante de sustos também foi mantido no livro, que conta com os monstros, zumbis e aberrações encontrados no game original. Para quem tem coração fraco, recomendo um treinamento antes de encarar a leitura, hehe.

Adorei a nova capa, com Cris e Jill em posição de ataque. Desenho simples, porém muito bem acabado e de excelente qualidade.

Também gostei muito do trabalho de tradução efetuado neste primeiro volume. A descrição do ambientes e personagens é extremamente fiel ao que se encontra no jogo e ainda conta alguns acontecimentos extras, que complementam a trama, dando um maior entendimento para o que se segue.

Sem palavras, à toas! Sou team- Resident com orgulho e digo mais: espero ansiosamente os demais capítulos da trama (que contam com 7 em seu total e, destes, mais2 estão em processo de tradução, eeeeeeeeeeeeee!)....

E vc, tá esperando o que para se aventurar na sombria floresta de Raccoon City e encarar seus piores pesadelos de frente? Corra, carregue sua arma e tome cuidado...o perigo pode estar na próxima porta... ;)


Informações Adicionais


Coleção Resident Evil


1- A conspiração Umbrella;
2- Caliban Cove;
3- City of the dead;
4- Underworld;
5- Nemesis;
6- Code Veronica;
7- Zero Hour.

Título: A conspiração Umbrella
Subtítulo:Resident Evil- Livro 01
Edição: 1
ISBN: 9788582400760
Editora: Benvirá
Ano: 2013
Páginas: 230






Um comentário:

  1. a edição que dei ao meu namorado foi essa tão criticada rsrsrs
    mas eu gostei de ler, ainda mais por ser super fã da série de games e hater eterna da bosta dos filmes ¬¬
    O livro é maravilhoso, e confesso que fiquei com dó de presentear ao invés de ficar com ele pra mim kkkkkkkkkkkkk mas dá na mesma, e um dia eu compro minha edição. :P

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Pessoal, vou respondendo os comentários no próprio blog de quem o deixou, ou pelo Twitter, podem ter certeza que vou respondendo assim que puder. Grande abraço e obrigado pela participação :D