sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Não Conte a Ninguém - Harlan Coben


Sinopse Oficial


Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer.
O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter sido enviado por sua esposa.
Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem respostas: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido?
Na mira do FBI como principal suspeito da morte da esposa e caçado por um perigosíssimo assassino de aluguel, David Beck contará apenas com o apoio de sua melhor amiga, a modelo Shauna, da célebre advogada Hester Crimstein e de um traficante de drogas para descobrir toda a verdade e provar sua inocência.


---

Quando saltamos do carro, ouvi os fantasmas. Um monte deles, rodopiando e brigando pela minha atenção. O de meu pai venceu. O silêncio era total, mas eu jurava que conseguia ouvir os gritos de alegria de papai ao mergulhar do píer, os joelhos comprimidos contra o tórax, o riso quase de um louco, a pancada na água – quase um maremoto aos olhos de seu único filho homem. Papai gostava de mergulhar perto da balsa onde mamãe tomava banho de sol. Ela reclamava, mas mal conseguia disfarçar o sorriso.

Pisquei, e as imagens sumiram. Mas me lembrei de como o riso, o grito e a pancada na água vibravam e ecoavam na quietude de nosso lago e me perguntei se reverberações e ecos como aqueles chegam a morrer totalmente, se em algum ponto da mata os gritos alegres de meu pai ainda ricocheteavam tranquilamente nas árvores. Pensamento idiota, mas fazer o quê?
Lembranças machucam. As boas, mais ainda.

---

Harlan Coben sempre me surpreendendo com sua narrativa clara e ágil, fácil de interpretar e detalhista na medida certa. Livro que li em 1 dia e uma noite, pois trabalho neh... então não da pra ler o tempo todo. Você não desgruda do livro, quando tem que parar fica agoniado pra voltar e saber o que vai acontecer a seguir. 
Os personagens são cativantes e nos fazer torcer por eles, chorar por eles, vibrar com suas vitórias. Até o personagem mais insignificante, faz você se emocionar. Esse é o sentimento que busco em um livro, emoção, ação, romance, tudo foi colocado na dose certa.
David Back e sua esposa, Elizabeth Back, se conhecem desde criança, cresceram juntos e fora criando uma paixão desde pequenos. Quando adolescentes começaram a namorar e se casaram. Todos os anos eles marcam em uma fazenda o tempo que estão juntos. A fazenda é do pai de Back e está abandonada, então Elizabeth e David vão para um fim de semana na fazenda. O que não esperavam é que Elizabeth fora raptada e David foi golpeado caindo desacordado no lago. Milagrosamente, fora salvo. Agora, 8 anos depois do acontecimento, David é médico e trabalha em um hospital público da cidade. Misteriosamente recebe um e-mail na qual  vê Elizabeth viva em uma câmera e com confidências que somente os dois sabem. Não sabendo no que acreditar, David parte em busca de respostas. Além de tudo, 2 corpos são encontrados na antiga fazenda, e David é um dos principais suspeitos, tanto pela morte de Elizabeth quando pelos corpos encontrados.
Os fatos são colocados e revelados na hora certa, rendendo muitas cenas de ação. David ainda é ajudado por uma advogada famosa, por sua amiga lésbica que é casada com sua irmã, e por um traficante que não mede esforços para ajudar Back. O tal traficante é muito legal na história, além um louco total, e confia plenamente em Back, por ele ter salvo seu filho no hospital.
O final é surpreendente e empolgante, mas o único motivo de eu não dar 10 para o livro, foi porque o final ficou um pouco confuso, com muitas revelações ao meu modo de ver, estranhas, mas que não tiram nem um pouco o brilho da obra. Agora não vejo a hora de ler outra obra desse grande mestre dos romances policiais. 

Consideração Final:

Narração feita em terceira pessoa, muito bem feita. Personagens bem construídos, todos com sua importância. A leitura é agradável e rápida. Descrições precisas e diretas, livro sem enrolação. Não pulei uma página sequer (eu sempre pulo muitas neh), então é um livro que realmente vale a pena. Leiam, mesmo, leiam porque vão gostar :D
  
Outras informações:

O livro foi adaptado em 2006 para o cinema, sendo feito na frança. Abaixo o trailler:





COBEN, Harlan. Não conte a ninguém. Editora Arqueiro, 2009. Título original: Tell no one. 252 páginas.

NOTA GERAL: 9,5
CAPA: 8,0
EVOLUÇÃO: 9,5
NARRAÇÃO: 10,0

18 comentários:

  1. É Harlan Coben, como não poderia ser um livro bom? Se bem que já vi gente falando coisas ruins desse livro em particular.
    Mas depois da sua empolgação, já entrou na lista de desejados.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia por que vale a pena mesmo ;D kaoskoas beijos e obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Eu já havia visto esse livro - não sei aonde - e, embora ache a capa dele pouco atrativa ele tem uma coisa que me chamou atenção. Acho que o nome dele é misterioso, deve ter sido por isso. Mas, agora com sua resenha, estou desejando ardentemente lê-lo! Deve ser muito bom, do estilo que uma apaixonada por romances - eu rsrs - policias gosta!
    Parabéns pela resenha Guilherme. MUITO bem feita, deixa o leitor com verdadeira vontade de ler o livro em questão.
    :)

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, com harlan Coben aprendi a nao olha pra capa, porque as capas não são muito interessantes mesmo ;D

      Excluir
  3. Oi Gui!

    Este livro é muito bom mesmo, Harlan consegue nos prender em cada palavra.

    Parabéns pela resenha.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa to viciado nos livros do Harlan. >D nao vejo a hora de ler o próximo :D

      Excluir
  4. Ainda não li este livro, mas se é do Harlan, pressupõe-se que é bom, né? :P A narrativa do autor é fantástica, não vejo a hora de ler outros livros dele!
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A narrativa dele é fora de ´serie mesmo, nao sei como consegue prender tanto a gente :D

      Excluir
  5. Bah, mas tu só lê livro do Harlan Coben agora? Vou ter que ler um para ver se é bom mesmo!

    Abração.

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sempre quis ler algo do Harlan Coben, e só estou esperando o momento certo!
    Tenho Alta Tensão aqui em casa, mas ainda não arranjei tempo para ele! Queria ler mesmo é Refúgio...
    Mas esse parece ser ótimo também!

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  7. Um dos melhores livros de suspence e trama que ja li, não tinha tido a oportunidade de conhecer alguma obra de Harlan,foi uma experiência maravilhosa,confesso que não sou uma leitora que gosta desse tipo de leitura,mas "Não Conte a Nimguém" vale a pena ler

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de ler algum livro desse autor. As histórias dele sempre são interessantes.

    ResponderExcluir
  9. Passei aqui para ler a resenha porque comprei este livro (naquelas promos da Submarino) e queria saber mais. Nunca li nada de Harlan, mas todo mundo fala que é bom! Antes de passar o livro na frente de outros vou ler algumas resenhas.
    @pacupe

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Faz tempo que quero ler esse livro, me parece ser muito bom. Adorei o blog, parabéns aos dois pelo empenho! *-*
    Beiijos :*

    ResponderExcluir
  11. Eu também achei o final do livro meio confuso, algumas coisas não fizeram sentido. Ainda bem que não sou a única a achar isso...

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu já li esse livro e assim, não senti muito intuito de ler, mais gostei como a história foi relatada, e o final tbm achei um pouco confuso rsrsrsrs'

    ResponderExcluir

Pessoal, vou respondendo os comentários no próprio blog de quem o deixou, ou pelo Twitter, podem ter certeza que vou respondendo assim que puder. Grande abraço e obrigado pela participação :D