quarta-feira, 11 de julho de 2012

Restaurante no fim do Universo, O - Douglas Adams


Bom dia a toas, hoje trago a vocês o segundo livro da série Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.


ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS, SE VOCÊ PERDEU A RESENHA DO PRIMEIRO LIVRO, CLIQUE AQUI

Sinopse


O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante do Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão falta?
A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da Galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível.
O segundo livro da série de Douglas Adams, que começou com o surpreendente O guia do mochileiro das galáxias, mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor.
Com seu estilo inteligente e sagaz, Douglas Adams prende o leitor a cada página numa maravilhosa aventura de ficção científica combinada ao mais fino humor britânico, que conquistou fãs no mundo inteiro. Uma verdadeira viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos.

"— Esse Deus põe uma macieira no meio de um jardim e diz "vocês façam o que vocês quiserem, ah, mas não comam a maçã". Surpresa surpresa, eles comem e ele pula de trás de uma moita gritando "Peguei vocês!". 
Não teria feito muita diferença se eles não tivessem comido.
— Por que não?
— Porque se você está lidando com alguém que tem o tipo da mentalidade de quem deixa um chapéu na calçada com um tijolo embaixo para os outros chutarem pode ter certeza que ele não vai desistir. Ele vai acabar te pegando."
pág. 215

Arthur, Ford e seus companheiros estão sendo perseguidos pelos Vogons, os mesmos que destruíram a Terra. Como Arthur sobreviveu, na mente dos Vogons a tarefa ainda não está cumprida. Partindo para mais uma aventura intergalática, Arthur e seus amigos vão parar em um planeta desconhecido. 
Eles passam por poucas e boas, obtém ajuda espiritual do Tio de Zaphod, se desmaterializam e vão parar no Restaurante do Fim do Universo. Lá eles vão beber a Dinamite Pangalática e ver o fim do Mundo. Douglas Adams apronta poucas e boas neste livro. Sério, faz tempo que não lia um livro tão divertido e inesperado. Você realmente viaja na maionese e encontra a Tonga da Mironga do Cabuletê. Tudo não tem pé nem cabeça. Assim como essa resenha. Aqui não tem nada funcionando. Qualquer detalhe que passou despercebido, vai continuar despercebido. Entendeu? Não? Nem eu. Mas mesmo assim, recomendo que leiam, pois não vão se arrepender. Ou vão? Depende do ponto de vista. Ponto de Vista? O que é ponto de vista? Essa é a intenção.
Não tem como resumir essa história, só mesmo lendo e sentindo ali o que estão vivendo os personagens. E o Marvin gente, o Marvin é o melhor. A luta dele com o Grande Robô, não tem como não gostar.
Enfim, pegue tudo que você já leu e misture com tudo que não tem nada a ver. É o restaurante no fim do Universo, uma leitura inesquecível.

Consideração Final:


A narrativa é baseada em um narrador que interage com o leitor, em 3ª pessoa. Como sempre, a narrativa é empolgante mas as vezes desgastante com algumas histórias a parte, mas que não tiram o brilho do grande sucesso deste livro. Se quiserem dar uma boa risada e fazer uma leitura leve e rápida, essa é a indicação.

  
Outras informações:



A Saga divide-se em 5 livros sendo eles:



  
ADAMS, Douglas. O restaurante no fim do Universo. Editora: Arqueiro, 1998. Título original:  The Restaurant at the end of the Universe  240 páginas.


NOTA: 9,0
RECOMENDO: SIM

Reações:

7 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Muito obrigada por comentar lá no blog.
    É muito bom dar uma passada no seu blog.
    Resenha excelente.
    Livro surpreendente também.
    Estou querendo muito fazer esta leitura.
    Espero sempre ler uma dessa quando vier por aqui.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, vou passar sim e obrigado pela visita. Beijo

      Excluir
  2. Nossa, eu fiz resenha sobre a série também.
    Amo demais.
    Acho ótimo eles no restaurante mesmo, o Arthur sem querer comer o animal e ele se oferecendo.
    Alias, tem o vídeo da série com essa cena, dá uma olhada.
    http://www.youtube.com/watch?v=C1nxaQhsaaw&feature=related


    http://porfavorsenhorita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, ja li o primeiro livro sda saga e estou louca pra ler o segundo! A série sempre muito bem elogiada, adorei a resenha, ela me deixou com mais vontade de ler!

    ResponderExcluir
  4. Estou morrendo de vontade de ler esse livro, sua resenha me deixou com mais vontade ainda, ja li o primeiro e pretendo comprar a saga toda!

    ResponderExcluir
  5. Titio Douglas *-*
    Usuária da toalha número 1!
    Bjkas
    http://antesdeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. tenho o livro, mas ainda não o li ;sss

    ResponderExcluir

Pessoal, vou respondendo os comentários no próprio blog de quem o deixou, ou pelo Twitter, podem ter certeza que vou respondendo assim que puder. Grande abraço e obrigado pela participação :D