terça-feira, 21 de agosto de 2012

Despertar, O - Diários do Vampiro - L. J. Smith


Sinopse Oficial

Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois.

---
Querido diário,
Alguma coisa horrível vai acontecer hoje. Não sei por que estou escrevendo isso. É loucura. Não há motivos para eu estar aborrecida e todos os motivos para ficar feliz, mas...
Mas aqui estou eu, às cinco e meia da manhã, acordada e apavorada. Fico dizendo a mim mesma que é só porque estou totalmente confusa com a diferença de fuso horário entre a França e aqui. Mas isso não explica por que estou tão assustada. Por que estou tão perdida.
Dois dias atrás, enquanto tia Judith, Margaret e eu estávamos voltando de carro do aeroporto, tive uma sensação estranha. Quando entramos na nossa rua, de repente pensei: "Mamãe e papai estão em casa esperando por nós. Aposto que estarão na varanda da frente ou na sala, olhando pela janela. Eles devem ter sentido muito a minha falta."
Eu sei. Isso é totalmente maluco.

---


Falou em vampiros, não me vem querendo falar de Crepúsculo por favor. Existe um mundo além do que foi criado por Stephenie Meyer, onde vampiros não são bonzinhos e não brilham no sol. Então Diários do Vampiro seria uma cópia de Crepúsculo? Não diria isso, até porque a primeira versão do livro foi lançada em 1991. Se você perdeu minha opinião sobre Crepúsculo, clique aqui
Então, três personagens, mas já foi o bastante pra me fazer gostar do livro. Elena, Stefan e Damon. No caso do livro, os outros personagens são meros coadjuvantes, enquanto na série eles tem o seu importante papel. Pelo menos isso acontece neste livro. Demon não aparece muito no primeiro livro, mas já demonstra aquele estilo de vilão sarcástico que todos gostam. Stefan é do bem, mas nem tanto, ainda continua sendo um vampiro, tendo vontade de matar humanos e se controlando como pode.
A história principal aqui, se passa numa cidade chama Fell´s Church. Elena mora com a tia Judith e sua irmã pequena Margaret. Loira, popular, todos conhecem Elena, e por onde passa os meninos babam. Ela é chata no livro, chata mesmo, metida a besta e se acha de mais. Mas tudo na sua vida muda quando ela conhece o novo aluno da escola, Stefan Salvatore, e com a ajuda de suas melhores amigas, Meredith e Bonnie, vai tentar conquistá-lo.
Achei interessante na história, que o que no começo parecia obsessão, virou amor e transformou, em partes, a personagem Elena. 
Alguns crimes começam a chocar a cidade, então Elena acaba descobrindo o que Stefan é realmente: Um Vampiro. Mas que na verdade, não é ele quem comete os assassinatos e sim seu irmão, Damon, que está em busca de vingança contra o irmão por conflitos do passado.


Consideração Final:

Narração em terceira pessoa, sendo possível reconhecer o sentimento de cada personagem em um determinado momento. Há algumas trocas para primeira pessoa quando esta escreve no diário. Apesar de ser um romance, não fica na mesmice de ''não vivo sem você'' ou ''você é meu mundo''. Tem romance na dose certa, ação na dose certa e personagens cativantes. Esse foi o primeiro livro da série, estou terminando o segundo. A história deixa um pouco a desejar, diferente da série que é eletrizante, mas é um bom livro, de leitura rápida e sem frescuras, de um tema popular, mas que pode ser muito bem explorado ainda. 
  
Outras informações:

O livro foi adaptado como a série de TV The Vampire Diaries, que chega agora em sua 4ª temporada. Já fiz uma resenha sobre a série que pode ser conferida aquiTrailer da série segue abaixo:





1. Diários do Vampiro: O despertar (The Awakening)
2. Diários do Vampiro: O confronto (The Struggle)
3. Diários do Vampiro: A fúria (The Fury)
4. Diários do Vampiro: Reunião sombria (Dark Reunion) 
O RETORNO:
5. O retorno: Anoitecer (The Return: Nightfall)
6. Almas Sombrias (The Return: Shadow Souls)
7. Meia-Noite (The Return: Midnight)


SMITH, L.J.. Diários do Vampiro: O despertar. Galera, 2009. (The Vampire Diaries, V.1). 240 p.

NOTA GERAL: 7,5
CAPA: 8,0
EVOLUÇÃO: 7,5
NARRAÇÃO: 9,0


11 comentários:

  1. Oi Gui!
    Falta eu ler o último livro desta série, mas eu gostei bastante até o terceiro, depois acho que perdeu o foco.
    Comparando com a série de TV, eu prefiro assistir, foi muito mais criativo neste sentido.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro assistir, raro caso que a tv é melhor que o livro neh.

      Excluir
  2. Eu amo TVD de paixão, mas never li os livros ;x
    Estou meeega ansiosa para le-los!

    Bjkas
    http://antesdeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro. Minha série de livro favorita. Pena que a Smith não escreve muito bem , mas as cenas de ação são de tirar o folego. Bjs!!!

    http://peregrinodanoite.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade... a escrita não é tão boa mas a série ficou maravilhosa

      Excluir
  4. Eu adoro TVD, já li todos e gostei, mas sabe que eu curto mais a série na TV do que nos livros??? Adoooooooro o estilo "vilão sarcástico do Damon"!!!
    @pacupe

    ResponderExcluir
  5. Não li os livros, mas comecei a assistir a série e me apaixonei. Fico anciosa por saber o que está por vir, passei o feriado assistindo um episódio atrás do outro, uahsuahsuahsau... Vou comprar o Box assim que der, pois não têm como não ver e rever sempre. Bjus!!

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler esse livro, também achei a serie de TV bem melhor.
    Comecei a assistir a serie primeiro, então acho fez eu criar muitas expectativas com o livro, que é muito diferente, então eu acabo achando estranho o decorrer do livro, mas o livro não é dos piores, com certeza vou continuar lendo.

    ResponderExcluir

Pessoal, vou respondendo os comentários no próprio blog de quem o deixou, ou pelo Twitter, podem ter certeza que vou respondendo assim que puder. Grande abraço e obrigado pela participação :D