quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Clube da Insônia- Tico Santa Cruz



Sinopse

"Na noite, a fúria e a paixão se encontram. O submundo emerge às ruas, evocando gente esquecida que não tem vez nem voz e perambula pela cidade em busca de luz. A noite também é a casa da diversão sem hipocrisia, da embriaguez, da luxúria, das angústias e das reflexões de quem não consegue adormecer antes de a loucura se recolher novamente aos seus abrigos diurnos. De olhos bem abertos, o músico Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube, leva o leitor a um mergulho na escuridão para compartilhar seus medos e seu inconformismo, em textos viscerais que pulsam do início ao fim, madrugada adentro, até o sol nascer."



-

"Acho que na outra encarnação me privaram das palavras.
Sinto tanta necessidade de falar, que às vezes creio que carrego comigo um trauma de outra vida." Pág. 20


"Quando reconhecemos o amor, reconhecemos muitas vezes pelo medo da perda desse amor. É um sintoma, não o único.
(...)
O agora não pode ser depois." Pág. 56

-

Verdade. Indignação. Fúria. Poesia. Tudo isso e mais diversos elementos, numa mistura muito bacana que resultou neste livro, queridos à toas! Foi ótimo poder conhecer um outro lado desse cara suuuuper cultural que é o Tico Santa Cruz (aaaah, confesso! SIM, sou fã dele, de suas músicas e do seu trabalho, rs). 

Basicamente o livro nos mostra grande parte das reflexões deste autor, e reune, num jogo de palavras e ideias, uma obra q nos faz questionar, refletir e, acima de tudo: pensar! E pensar muuuuito! 

Tico explora, com muita intimidade, temas como política, vida urbana, problemas financeiros da sociedade, amores e desavenças e tantos outros assuntos que abalam a consciência e mobilizam a população.  Tudo isso, claro, mesclado com poesia, ritmo e versos bem acabados e dinâmicos.

Intercalando poemas e contos, o livro torna-se um divertido passatempo e uma agradabilíssima companhia para dias fios, chuvosos, quentes, enfim...não importa. O que realmente interessa é se jogar no emaranhado de palavras e curtir cada estrofe, cada parágrafo, cada linha.

Ótima leitura, ótimos versos, ótima experiência! Recomendado com certeza!

Considerações Finais

Grande, grande livro, à toas! Já li outras obras e reflexões do Tico (acesso o blog dele sempre que posso) e já conhecia esse potencial artístico dele. Mas tenho que ressaltar: a forma como as palavras são combinadas, tal qual formando uma ideia bem exposta e bem trabalhada, merece reconhecimento! Li este livro em 2 dias, e finalizei-o maravilhada com o jogo de palavras ao qual fui (com muito prazer) submetida.

Detalhe para a capa do livro: moderna, super bem acabada e que exemplifica muito bem a "pegada" do livro: reflexão pura, de forma leve, porém intensa e com muita inteligência. E sobre as gravuras encontradas no livro, um comentário: deram um charme a mais ao conjunto da obra, muito bacanas, mesmo!

Querem saber de uma coisa? Mesmo sabendo do dom que Tico possui em transformar pensamentos em poesia, me surpreendi positivamente com esta obra! Grata, graaaaaata surpresa! Leiam, leiam e leiam! E descubram o que a noite nos reserva, o que os pensamentos nos proporcionam, o que um bom verso tem para nos oferecer e, acima de tudo, até onde a nossa vontade de "querer fazer algo" pode chegar. ^^


Título: Clube da Insônia
Subtítulo: -
Edição: 1
ISBN: 9788560174935
Editora: Belas Letras
Ano: 2012
Páginas: 202





Um comentário:

Pessoal, vou respondendo os comentários no próprio blog de quem o deixou, ou pelo Twitter, podem ter certeza que vou respondendo assim que puder. Grande abraço e obrigado pela participação :D