quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Espíritos de Gelo - Raphael Draccon

Sinopse Oficial

Espíritos de Gelo é um livro que navega pelo tempo e investiga fenômenos mágicos. Resgata aspectos de culturas milenares ao passo que viaja pela contemporaneidade - envolvendo desde séries de TV e os mais novos roteiros de Hollywood a bandas de rock e suas histórias surpreendentes. Seus personagens vivem e revivem histórias que parecem... Verdadeiras lendas urbanas. 

Neste livro, nada, absolutamente nada, é previsível. Quais são os limites físicos e psicológicos de um ser humano? O que ele é capaz de suportar? Quem pretende entrar no universo de Espíritos de gelo e descobrir isso precisa se preparar para viver emoções intensas - pois quando amor, dinheiro e poder se misturam qualquer final pode ser trágico. 


---


"Se você não se lembrar do que aconteceu nas últimas horas, nós faremos com que sofra ainda mais, como se estivesse em um dos Nove Círculos do Inferno... "

---
Intrigante. Desesperador. É isso o que se sente quando se lê “Espíritos de Gelo”.  Confesso que, num primeiro momento, achei que a história não seria envolvente, mas me enganei amargamente (e ainda bem!). Sinceramente, Raphael Draccon mostrou pra que veio, e me surpreendeu muito com essa obra.
Basicamente é contada a história de um homem que acorda acorrentado num cativeiro, sob os olhares suspeitos de 3 homens nem um pouco amigáveis, onde ele sofre as piores torturas já enfrentadas por alguém (e pasmem, no melhor estilo Jogos Vorazes!), tudo porque...bom, aí é que está! Este prisioneiro não se lembra o que aconteceu, como foi parar ali e, pra piorar a situação, como foi aparecer desacordado sem um rim dentro de uma banheira de gelo! Sim, é isso, mesmo!
Conforme ele vai sofrendo as piores torturas do mundo, sua consciência vai reaparecendo e trechos escondidos de sua memória vão sendo retratados e, acredite, a cada página virada, um novo mistério se abre.
Infelizmente não posso contar muito do livro para vocês, pois ele é bem curtinho (176 páginas) e Raphael é bem direto em sua escrita, mas dessa forma, faz com que a trama corra muito bem fluida. O terror rola solto nesse livro, mas o que mais senti foi angústia em ver como o cara sofre para contar  o que aconteceu com ele (praticamente uma lenda urbana, né?). Esse livro foi uma surpresa...e no melhor sentido.
Considerações Finais
O livro é narrado em primeira pessoa, com narrador onipresente (participando das cenas e fatos) e transcorre por alguns momentos no cativeiro onde ele está e em outros percorre a memória da personagem, passando por diversos locais (festas, motéis, seitas e por aí vai). O livro tem um quê de magia também, bastante tortura psicológica e diálogos diretos. Se você curte uma conversa mais “afiada” (e isso inclui muuuitos palavrões, sacanagens [meeeesmo!], provocações, palavras que podem ser consideradas até mesmo “baixas”) você vai gostar do livro. Mas ele não se limita aos termos mais “diretos” e tem uma trama bem desenrolada. Destaque para o coitado que sofre tanto no livro, e que recupera a memória conforme sofre as torturas (o nome dele não é dito no livro).
A capa é simples, com título em vermelho metálico, bem bonito. Mas a achei simples demais (gosto de capas beeeeem elaboradas, hehe...questão de gosto, né?). Apesar disso, não tira o brilho do livro.
Se você também curte referências sobre redes sociais, tecnologia, bandas de rock, videogames, filmes, séries, atores e atrizes baladados de Hollywood, achou seu livro! Ele é rico em citações deste tipo, dando ênfase ao Classic Rock e seus “fundadores”. Há até algumas discussões meio que filosóficas desse tipo no livro.
Se você também procurava algo parecido com a trilogia “Dragões de Éter”...esqueça! O livro nem de longe é parecido com a escrita da trilogia, mas, mesmo assim, não deixa de ser bom.
Meus cumprimentos a Raphael Draccon (ainda vou pegar um autógrafo seu, viu! ^^) por mostrar ser um autor de várias faces! Sem arrependimentos pela leitura.
E se você também quiser se aventurar por lendas urbanas indecifráveis, comece já a ler esse livro. Ele vai te surpreender.
Outras Informações
DRACCON, Raphael..Espíritos de Gelo. Leya, 2011, 176 p.






CAPA: 6,5

EVOLUÇÃO: 8,0
NARRAÇÃO: 8,0

44 comentários:

  1. Adoro lendas urbanas. Já bote esse livro no topo do meu booklist. Mesmo não ter lido ainda nenhum livro de Raphael, sinto orgulhoso por ele pq é brasileiro e não desistiu de escrever. É uma inspiração para qualquer escritor iniciante como eu.
    Gostei muito da sua resenha Gui. Vc me fez ficar encantado pelo livro. Entretanto te confesso q não gostei de saber q nele existe palavroes, mas já suportei as palavras de Neil Gaiman e creio q aguento as do Raphael Draccon. Bjs!!!

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po Bruno a Paula vai ficar brava com você... A resenha é dela.. olha lá. kaoskoas abraços meu fih :D

      Excluir
    2. Puxa Bruninho, esqueceu de mim?? Snif, snif, hehe brincadeirinha!
      Olha, o livro tem bastante palavrões sim, mas como vc suportou Gaiman, acho q não terá problemas com este livro, hahaha, e ele é bem bacana, mesmo...adoro o Raphael Draccon!

      Bjão e obrigada pela visitinha ^^

      Excluir
  2. Curti a capa, pra caramba !!
    A história também parece ótima, adorei a resenha, fiquei bem curiosa para lê-lo. Mas estou com uma fila TÃO GRANDE que não posso comprar por agora :O

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!

      Td bem? Nossa, minha lista de livros é GIGANTE tbm, mas acabei passando este na frente pois adorei a sinopse...e vale a pena viu!

      Bjão grande!

      Excluir
  3. Ops. Desculpa Paula. Mil desculpas :( É q eu to vendo o post pelo celular e fico tão ansioso para responder q não espero carregar todo o post. Pode me jogar um praga q eu mereço. Me desculpa mesmo. A sua escrita pareceu tanto com a do Gui q também foi um dos motivos de eu errar no agradecimentos, mas agradeço de qualquer formar por permitir a vc Paula q post aqui no blog sempre. Bjs e meus pedidos de desculpa de novo ;(

    http://peregrinodanoite.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah Bruninho, como eu ficaria brava com vc, hein? Hahaha

      Não tem problema nenhum,e aliás, ser comparada com o Gui é ótimo, afinal ele escreve mto bem! ^^ (ai sim, sócio, hahaha)

      Bjão! ^^

      Excluir
    2. Poxa desse jeito me deixam mal acostumadoo... Nem é assim nada...

      Excluir
  4. adorei a resenha, mas acho q leria o livro mesmo q ele nao fosse assim tao bom só por causa da capa hahahah
    beijos
    -No Limite da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,

      Olha, te digo q pela sinopse já vale a ena, comprei esse livro meio q na curiosidade e nem me arrependi...o Draccon escreve muitíssimo bem e sou fã assumida dele, hehe

      Bjinhos e obrigada pela visita! ^^

      Excluir
  5. uau que legal
    nao conhecia esse livro viu
    achei bem interessante *0* parece uma leitura legal, quem sabe um dia eu leia viu

    ResponderExcluir
  6. Hum... que legal que o livro recebeu 4 estrelas, mas acho que não é o tipo de leitura que eu gosto. A capa também eu não gostei! Concordo com vc, Paula, também gosto de capas beeeeem elaboradas!
    @pacupe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty,

      Então vc é das minhas, capas beeeeem coloridas, hahaha...mas te digo q a história me surpreendeu, é daquelas q vc termina de lê e fica pensando no final, sabe?

      Bjão! Obrigada por vir aqui ^^

      Excluir
  7. Gente, essa capa é simples e incrível *o*
    Achei o tema super legal, e a resenha ficou show.
    Vou adicionar na minha listinha rs
    Beijinhos,
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kezia,

      Obrigada pelo elogio da resenha!
      Adorei o tema tbm, muito original, principalmente da forma como o Raphael Draccon conta...gostei mesmo!

      Bjão querida ^^

      Excluir
  8. Olá Blogueiros! Parabéns pelo crescimento do blog^^
    Eu não sabia que o Rafael já tinha lançado um novo livro. Adorei! Achei esse bem interessante, confesso que Os Dragões de Eter não me chamaram muito a atenção. Não era o que esperava.

    MauMau
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maurício,

      Td bem? Sim, este livro é show, foi lançado em 2011, mas eu ainda não tinha conhecimento dele, fui conhecê-lo qdo vi Dragões de Éter (q não li por completo mas gostei)

      Bjão pra vc e obrigada pela visita! ^^

      Excluir
  9. Oiii :)
    Meu noivo já leu Espíritos de gelo e falou que o livro é bem bacana. Eu gostei da sinopse e em breve estarei me aventurando por ele. Que bom que o livro te surpreendeu, fico mais animada :)
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla,

      Vc vai adorar o livro, espero q se surpreenda positivamente, assim como eu, hehe

      Bjinho

      Excluir
  10. Hum...Esse livro parece ser muito bom, adoro lendas urbanas! Acredita que não conhecia? Eu querooo ler!^^
    Beijinhos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma,

      Posso te dizer? LEIA q vc não vai se arrepender, rs

      Bjinhos ^^

      Excluir
  11. Eu conhecia o livro mais nao sabia ao certo do que se tratava, adorei a resenha !!!

    nocantodaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê,

      Obrigada pelo elogio, continue com a gente, ok?

      Bjão carinhoso ^^

      Excluir
  12. Boa Noite, Paula,
    não preciso nem dizer que a resenha tá maravilhosa, porque você sabe disso!
    darei uma chance a esse autor, e tudo se deve a sua resenha.
    Mil bjs e mil leituras maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keide,

      Nossa q elogio bacana, obrigada mesmo! Fico feliz q vc tenha se interessado pelo livro, sou suspeita pra falar pois sou fã do Draccon, e espero q vc curta tanto qto eu!

      Bjão pra ti, obrigada pela visitinha! ^^

      Excluir
  13. Desde Dragões de Éter, Draccon entrou na minha lista de autores preferidos!
    Sua resenha só me deixou com vontade de ler esse livro *----*

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza,

      Ai, Draccon é ótimo, né? Adoro ele tbm!
      Espero q vc leia esse livro e goste tanto qto eu! Hehe

      Bjinhos!

      Excluir
  14. Eu gosto muito da escrita de Draccon, espero poder ler este livro em breve.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida,

      Esse livro acabou passando na frente de tantos outros q tenho aqui justamente por ser fã do Raphael, adoro a forma como ele escreve, se bem q a escrita desse é um pouco diferente da de Dragões de Éter, mas, mesmo assim, isso não me desanimou, hehe

      Bjão carinhoso ^^
      Obrigada pela passadinha no blog!

      Excluir
  15. Nossa parece ser realmente muito interessante Paula! Sua resenha foi muito bem feita e despertou minha curiosidade rsrs. Adoro todo o tipo de lendas, ainda mais as de terror, embora me deixem meio - muito na verdade... - paranoica kkkk
    Parabéns pelo post!
    :)
    Abraços...

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih,

      Vc sempre comentando meus posts, obrigada!
      Fico feliz q tenha curtido a resenha...posso te falar? Esse livro, do meio pro final, me deixou obssessiva, pois eu TINHA q saber o q acontecia com a personagem! Hahaha, adoro lendas urbanas tbm, e esse livro fala super bem disso!

      Bjão! ^^

      Excluir
  16. Parece bem divertido. Ótima resenha.
    Beijo.

    http://navirj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadia,

      Ótimo livro, com certeza! Obrigada pelo elogio da resenha!

      Continue aqui com a gente, hein? Bjão ^^

      Excluir
  17. Olá adorei sua resenha, apesar de não ser muito fã de livros de terror, mas com certeza é bem interessante.
    Beijos.
    http://umlugarnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Li esse livro do Draccon e me surpreendi. É muito bom! Fiz até resenha lá no blog: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2012/07/resenha-espiritos-de-gelo-raphael.html

    Abração!

    ResponderExcluir
  19. Oi Paula!
    A capa do livro não chama muito a atenção... mas a história, pelo jeito, é espetacular! Estou curiosa pra ler algum livro do Draccon (já comprei meu box do Dragões de Éter, espero que chegue logo! *-*), ele parece escrever muito bem!
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  20. adoro os livros do Raphael, e irei ler esse com certeza, pena que a capa não me agradou muito, achei muito simples e não chama a atenção.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  21. Tenho curiosidade pra ler esse livro mas ainda nao conheço a narrativa do autor. Tenho Dragoes de Eter aqui, mas ainda nao tive oportunidade de pegar pra ler.
    Mas pela resenha parece ser bem bacana!
    Qualquer dia procuro esse livro!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  22. Eu sinto até vergonha em falar que não sabia que Draccon tinha lançado esse livro antes, e quando vi a resenha aqui(na minha falta do que fazer) vim saber mais sobre e gostei bastante da resenha e do que falou sobre o livro ser.
    Vai entrar na minha lista de desejados, já que parece o tipo de livro que eu gostaria. Ótima resenha, aliás!
    Beijos,
    Shake Your World

    ResponderExcluir
  23. Não conheço esse autor ainda, mas depois dessa resenha fiquei com muuuuita vontade de ler .

    ResponderExcluir
  24. Achei o próximo livro que vou ler! Nunca dei muita atenção ao Raphael Draccon porque achava que seus livros seriam um "blá blá blá" sendo um "parente próximo" de A Batalha do Apocalipse e um "genérico" de André Vianco (meu autor brasileiro favorito, até o momento). E o tamanho dos livros da trilogia de Dragões de Éter é tão... Repugnante. Mas encarei A Guerra dos Tronos, que também é gigante, hahauhauahha.

    Gosto de histórias de suspense, mistério e terror. Livros brasileiros também são, geralmente, bons. O livro é curto, o que eu admiro muito e, pela resenha, parece ser MUITO bom.

    Por ser pequeno e com uma história que eu gosto, acho que devoro num instante, sem dar uma "crise" na minha linha de leitura (estou com "somente" 9 livros aqui em casa para ler).

    Ótima resenha, beijão! :*

    Giovanni Barbosa
    giovanni.scorsin@gmail.com
    @GioMellark
    livrosleituraelazer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Tava enrolando pra ler esse livro, mas vou começar hoje!!!
    A sua resenha me motivou, pois estava dando preferencia ao Andre Vianco que ADORO, mas dei umas fugidas dele para ler Dragões de Éter, acho que vou deixar o Vianco de lado mais uma vez.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Pessoal, vou respondendo os comentários no próprio blog de quem o deixou, ou pelo Twitter, podem ter certeza que vou respondendo assim que puder. Grande abraço e obrigado pela participação :D