quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Beijo das Sombras, O - Richelle Mead


-

Este livro li por indicação da nossa querida e lindona Patty Pereira...então, Patty, minha florzinha, espero q você, que é super fã dessa série, goste dessa humilde resenha aqui, hehe

-

Sinopse Oficial



Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.

Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

-

"Apesar do meu ódio, tive que admitir que Demitri Beli- sei-lá-o-quê era muito inteligente. Depois que nos levaram à força para o aeroporto e nos puseram  dentro do avião particular da Escola, ele nos viu sussurrando uma com a outra e ordenou que nos separassem." pág. 15 


"Horrorizada, eu sufoquei um grito e quase pedi socorro. Olhando mais de perto, vi que muito daquele sangue não vinha dela, na verdade. Estava lambuzado nela, como se estivesse em suas mãos e ela as tivesse passado no rosto. Lissa caiu no chão, e eu a acompanhei ajoelhando-me diante dela." pág. 151

-



Ai, ai, queridos á toas...quando pensamos q NUNCA MAIS iríamos nos dedicar a ler mais nenhuma saga, por achar que não conseguiríamos terminar...eis que surge em minha vida a tão promissora série "Academia de Vampiros"... Sim! Confesso que fui rendida por esse livro, me cativou desde o começo, além de possuir uma narrativa tão fluida, que as páginas parecem querer flutuar!



No início, fiquei com um pouco de receio de ler esta série, indicando aquele velho pretexto: "Aaaah não, mais uma série de vampiros? Será que conseguirei lê-la?" e, como vem acontecendo ultimamente, não me arrependi da leitura!



Basicamente a trama gira em torno de Lissa Dragomir, uma vampira Moroi da alta realiza, que possui mais poderes do que imagina, e Rose Hathaway, uma dampira (isso mesmo, com "D"; significa que ela é fruto de um relacionamento entre um vampiro e um humano) que se dedica arduamente para atuar como guardiã de Lissa, a fim de protegê-la do mal. No livro, há duas classes principaos de vampiros: os Moroi (vampiros da realeza, cada vez em maior número; são também chamados de "vampiros vivos") e os Strigoi (vampiros malignos que foram corrompidos, que tem por objetivo matar todos os Moroi existentes, pois eles se alimentam de sangue Moroi para manter sua imortalidade; são conhecidos como "vampiros mortos").



Rose e Lissa fugiram da escola onde estudam, a São Vladimir, e passaram a seguir suas vidas de maneira solitária, com Rose protegendo Lissa a todo custo. Mas essa fuga dura apenas dois anos, e logo no começo do livro, elas são capturadas pelos guardiões vampiros e levadas de volta ao internato. É nesta captura que as garotas se deparam com Dimitri, um poderoso guardião (o guardião designado a Lissa) e logo Rose é envolvida pelo seu jeito distante e confiante de ser.



Mas as coisas na escola estão longe de serem assim, perfeitas. Logo na volta elas se deparam com Mia, uma garota extremamente maldosa, que promete acabar com a reputação da princesa e de sua guardiã; Aaron, o namorado de Lissa, que não esconde uma quedinha básica por Lissa; Mason, o garoto apaixonado por Rose (e ela não dá a mínima pra ele, rs) Christian (um garoto sombrio e misterioso, que logo atrai os olhares de Lissa), dentre mais algumas pessoas que terão um papel especial no livro.



O que não se sabe é que Lissa possui um poder muito acima do normal, e ela, em muitos momentos, não consegue controlar estes poderes, quase a levando à loucura. E Rose, atua sempre em seu papel, protegendo-a a todo custo. E Dimitri, como guardião oficial, está sempre ao lado das meninas, e principalmente ao lado de Rose. Ele passa a dar-lhe aulas de lutas, auto-defesa e vários exercícios, para que ela atinga, por fim, o objetivo de tornar-se guardiã de Lissa na luta contra os Strigoi.



Entre diversas reviravoltas que ocorrerão ao longo das páginas, vocês perceberão que há uma antiga história sombria, que remete aos poderes de Lissa, e que seu poder é muito mais absoluto do que ela pode suspeitar. E, pior: há algumas pessoas que farão detudo para que ela use estes poderes para outros fins, mas como saber quem é bom ou mau na escola onde os bons costumes e o poder estão acima de tudo? O que será de Lissa, afinal? Quais segredos a história de seus poderes envolvem? E Rose? Conseguirá suportar os treinamentos a fim de proteger sua grande amiga e princesa? E o que o obscuro Dimitri esconde? Como será que vai acabar essa história de atração que rolará entre Rose e Dimitri? Bom, essas e outras respostas você descobrirá lendo "O Beijo das Sombras", 1º volume da aclamada série "Academia de Vampiros". Se eu fosse você, escolheria já o seu lado: você, afinal, prefere lutar contra o mal, tornando-se uma Moroi, ou prefere eliminar toda a realiza do mundo, virando um Strigoi? =)



Considerações Finais



Mas que beeeela surpresa este livro, queridos à toas! Bela narrativa, reúne tudo o que nós mais gostamos: suspense, uma dose de terror, romance (tem umas duas cenas do livro que...OMG! Haha) e aquela dose de amor sobrenatural que há tempos faz a cabeça de todos nós, leitores compulsivos e assumidos!



A narração rola em 1ª pessoa, sob os olhos de Rose; Rose que, inclusive, possui um grande papel no livro: ela é praticamente a pessoa que consegue reunir todas as informações na trama, a fim de desvendar os grandes mistérios deste primeiro volume.



Aaaah e o que dizer de Dimitri?! Que beleza de guardião, minhas leitoras, haha...eles te farão suspirar, porém, com as atitudes distantes e ríspidas dele, ficaremos na dúvida sobre seus sentimentos (se é que ele tem algum, rs...aaaah mas ele teeeem! rs)



Olha, pra ser sincera, não gostei muuuito da capa do livro, não! Ela é simples, sem muitos enfeites...mas a trama supre muito bem esta pequena "ausência".



Com narrativa envolvente, capítulos relativamente pequenos a médios (cada um possui cerca de 8 a 9 páginas), personagens cativantes e sombrios, O Beijo das Sombras te fará querer conhecer melhor a cultura vampiresca, de um ângulo raramente exposto hoje em dia! Leitura recomendada!



Outras Informações


Coleção "Academia de Vampiros"

1- O Beijo das Sombras;
2- Aura Negra;
3- Tocada pelas Sombras;
4- Promessa de Sangue;
5- Laços do Espírito;
6-Último Sacrifício (seguem rumores de que este será lançado em breve, vamos aguardar! ^^).


 RICHELLEMead .Beijo das Sombras, O. Nova Fronteira, 2009. (Vampire Academy). 320 p.






                                                             
                                                        CAPA: 3 de 5
EVOLUÇÃO: 4 de 5
NARRAÇÃO: 5 de 5



26 comentários:

  1. Oi Floooooor!!!
    UAU!!! Que resenha perfeita!!! Que vontade que me deu de ler novamente os livros desta série! É verdade, sou super fã da série. Tipo SUPER, MEGA, MASTER!! Uma das poucas séries que eu gostei de TODOS os livros (dos que eu li até agora!!! - só falta o último). Esta é uma série que eu tenho vontade de ler novamente! No começo eu tinha achado estranho a divisão que a autora deu para os vampiros (moroi - strigoi) e o lance dos dampiros, mas no desenrolar da série isto se torna muito envolvente!!! A capa eu achei horrível também... e por isso fui deixando esta série de lado, quietinha na estante, e lendo as outras. Mas assim que eu comecei a ler, uau!!!
    AMEI, AMEI sua resenha!!! Parabéns, mais uma vez!!!
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Florzinha!

      Eu estava morrendo de saudades suas por aqui! Hehe...puxa, assim q li, lembrei de vc com esse livro! E olha...ADOREI sua dica! O q é o Dimitri, OMG! Haha

      Foi tão gostoso de ler esse livro, q já estou doida pra comprar os demais, hahaha

      No momento estou lendo House of Night (e AMANDO!) e, logo mais, rola resenha aqui pra vcs! ^^

      Obrigada pelos parabéns, lindona, fico muuuuuuuito feliz q vc tenha gostado da resenha!

      Bjão e saudades de vc, viu! ^^

      Excluir
  2. Oiiii Paula sua linda!!! eu amo essa série!! deu uma vontade de ler de novo também! ela é um achado e não sei porque ela não é tão divulgada aqui no Brasil, o Dimitri é um dos meus personagens favoritos de todos os livros que eu já li na vida :)
    espero que a série se torne especial pra vc assim como é pra mim, a capa realmente esconde um pouco a essência da série :DDD
    Linda a tua resenha! beeeijo
    Nanda
    www.superbookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê!

      Ah lindona, obrigada pelos elogios! Ai, acredita q já virei fã? PRECIIIISO comprar os demais volumes! Haha

      Depois de ter lido, concordo contigo: acho q essa série deveria ser mais divulgada, a história é muito envolvente!

      Bjão carinhoso pra vc!

      Excluir
  3. uau pelo visto eu vou gostar desse livro *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!

      Aaaaah, eu espero q sim! Li e me apaixonei por ele! É demais, e vale muuuito a pena!

      Bjão, linda!

      Excluir
  4. Oi Paula,
    Ainda não li essa série. Tô com um propósito de só comprar mais livros quando terminar os que tenho aqui, será que consigo?
    Sua resenha, como sempre, está maravilhosa! Sempre me deixa com uma vontade louca de possuir os livros KKKKK
    Mil Bjs lindona.
    P.S Por onde anda o Gui?

    ResponderExcluir
  5. Eu que sou perdidamente apaixonada pelos livros da Richelle (depois do fim de VA, ainda tem um spin-off, para minha alegria!) fiquei feliz quando vi sua resenha. Que bom que agora conhece essa série ótima. Tenho certeza que, assim como esse livro, os outros também vão te cativar.
    Pessoalmente, eu prefiro um outro personagem que aparecerá no segundo livro. Mas Dimka é uma obra divina, muito... Russo, o que seduz do jeito dele.
    Boa resenha, feliz que tenha gostado dos livros ;)
    Beijos o/

    ResponderExcluir
  6. Richelle Mead é minha preferida de todos os tempos. Não sei como sempre ela consegue escrever sagas com o total de seis livros cada e ainda sim sendo um melhor do que o outro. E o beijo das sombras, definitivamente é um dos melhorees! Rose e Dimitri são enraizados na minha mente! Ansiosa pelo lançamento do último livro agora e claro, PELO FILME!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula, tudo bem?
    Tenho que confessar que sua resenha me deixou com mais vontade ainda do que eu já estava para ler o livro *-*
    Os personagens parecem ser ótimos e a história aparenta ser maravilhosa! E como você disse que tem um toque de sobrenatural e romance.. Nada melhor que isso!
    Também fiquei (no começo da resenha) pensando: "Mais uma série de vampiros?", mas então consegui ver que o livro realmente é bom, pelas suas palavras :)
    Nem preciso dizer que ele está na minha lista de desejados, não é? rsrs

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Faz um tempinho que tenho vontade de ter essa série, adoro livros de vampiros, mas realmente tem aqueles que não são bons. Espero que este seja diferente, só irei saber lendo!! Beijos.

    ResponderExcluir
  9. O que eu achei mais interessante nesta serie que ouvi falar foi a nova raça : Dampiros kk, achei muito legal, li o primeiro capitulo do livro e gostei bastanteee! a resenha me deixou ainda mais curiosoo

    ResponderExcluir
  10. Doida pra ver essa história em filme agora. Gostei da resenha, explicou bem o livro e convenhamos, a ideia foi muito bem feita né? Melhor do vampiros que brilham na luz do sol.....

    ResponderExcluir
  11. Com uma resenha dessas, não há como não querer ler o livo. Não precisa de propaganda maior. Gostei muitíssimo. Lógico que vou querer ler o livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula, o livro me parece muito bom, gosto de vampiros, então é uma combinação boa (=

    ResponderExcluir
  13. Oi, faz muito tempo que li essa resenha, e ainda não tinha comentado, mas eu amei, ela me fez querer ler mais essa série. Já sabia que era boa, e que a escrita da Richelle era ótima, mas não imaginava o quanto, e sua resenha me fez admira- lá mais. Beijos♥
    Sabrina Piano - Doce Leituras
    doces-leituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Amei essa série, preciso rele-la. Adorava o Dimitri com ciúmes e tentando o tempo todo disfarçar!Preciso comprar os dois ultimos livros tambem. Otima resenha e parabéns pelo blog que está cada vez melhor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. parece muuito legal, gostei da história, quero muito ler *-*

    ResponderExcluir
  16. Que ótima resenha descreveu bem a historia,e da aquele gostinho de quero mais, já conheço essa saga faz tempo e tmb sou mega fã viciada por completo! kkk tmb simplesmente amei o romance complicado do Dimitri e da Rose e o jeito que ela acaba descobrindo e ligando tudo clareando a historia,e ela é aquele tipo de personagem divertida e determina bem bad-ass que se destaca bem resolve todos os problemas e não fica naquele típico clichê de todas as historias,realmente é uma das melhores sagas que já uma das minhas preferidas na verdade, pena que já acabou! :/ Mas eu aconselho a lê o resto da saga que vai ficando cada vez melhor!! Não irá se arrepender! ^^

    ResponderExcluir
  17. Reseenha muito bem escrita, destacando os pontos importantes do livro, despertando a curiosidade dos leitores.

    ResponderExcluir
  18. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Dimka, Rose e Lisa =3 é muita perfeição para uma saga só.. amo/sou/vivo/respiro Vampire Academy e amei sua resenha, vc descreveu o livro muito bem.. parabéns, bjs

    ResponderExcluir
  19. quero muito ler esse livro, ele parece ser perfeito *-*
    adorei a resenha *-*

    ResponderExcluir
  20. Eu comprei esse livro a quase dois anos e só fui ler ele dois meses atras. E hoje eu penso porque eu não comecei a ler a série antes. Ela é maravilhosa e Rose e Dimitrimi são um caso a parte!!

    ResponderExcluir
  21. Ja vi varios comentarios positivos sobre essa serie, mas apesar de ser um genêro que gosto não me chamou muito a atenção, mas se tiver uma oportunidade pretendo ler para ver o que acho da historia.

    ResponderExcluir
  22. Eu tambem sempre me "rendo" a algumas series, sempre penso "não vou mais ler series" e do nada começo a ler uma rs

    Academia de vampiros é uma das minhas series prediletas !!!

    O primeiro é o mais fraquinho, eu gosto mais do Promessa de Sangue, mas todos são incríveis. A narrativa da Richelle é sensacional :)

    Beijus

    Renata Sara

    ResponderExcluir
  23. Com a proximidade do filme adaptado do livro, me sinto com mais vontade ainda de ler a série de Richelle Mead. Minhas amigas já me contaram o encanto de Dimitri e da linda Rose, depois de Crepúsculo, teremos novos representantes para os vampiros nos livros e no cinema!

    ResponderExcluir

Pessoal, vou respondendo os comentários no próprio blog de quem o deixou, ou pelo Twitter, podem ter certeza que vou respondendo assim que puder. Grande abraço e obrigado pela participação :D