terça-feira, 26 de junho de 2012

Guia do Mochileiro das Galáxias, O - Douglas Adams




Sinopse
Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do Mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

‘’ Fook olhou para o relógio, impaciente (Queria saber a resposta para a Questão Fundamental da Vida, o Universo e Tudo Mais)
-Quanto Tempo¿
-Sete milhões e quinhentos mil anos – respondeu o computador.
-Sete milhões e quinhentos mil anos ....! – exclamaram em uníssono.
-Exato – disse o Pensador Profundo – Eu disse que ia pensar não disse¿ ‘’
pág. 127

Qual a possibilidade de você gostar dessa resenha: Um milhão, setecentos e trinta mil, novecentos e sessenta contra um.
Qual a possibilidade de você gostar dos livros: Probabilidade infinita.
Entendeu ? Não ? Nem eu.
É mais ou menos essa a noção do livro. O livro conta a história de Arthur Dent, um homem qualquer da terra que quer salvar sua casa da demolição, e seu amigo Ford Prefect, uma ‘’alienígena’’ perdido na terra por mais de 15 anos que se passa por um ator malsucedido. Enquanto Arthur está deitado na frente de sua casa, para que as máquinas não façam a demolição, Ford o chama para tomar uma cerveja. Arthur vai e Ford lhe conta que a terra vai acabar em 12 minutos. Arthur não acredita, mas acontece. Eles são salvos por uma nave que estava demolindo a Terra e começam uma jornada pelo espaço.
Junto com eles também viajam Trillian, uma outra terráquea resgatada por Zaphod Beeblebrox, o que parece ser um ser de 2 cabeças, e uma robô super deprê chamado Marvin. O bendito robô é um protótipo para fazer robôs pensantes, mas ele só consegue ser pessimista e mal-humorado. Beeblebrox e Marvin fazem toda a comédia da trama, falam muitas bobeiras e nos fazem rir muito. Beeblebrox é um convencido e se acha o tal, e talvez seja o tal. Agora é considerado fugitivo por ter roubado uma nave chamada Coração de Ouro, tudo normal a não ser porque Zaphod era o presidente da Galáxia. Arthur é um bobo no meio da história nem parecendo que é o protagonista, deixando mais para Ford e Zaphod essa missão. Mas enfim, todos tem um papel importante.
A trama vai se desenrolando com muita comédia e “doideiras”, muitas coisas não tem como entender, não sei se sou meio burrinho ou essa é a intenção. No mais é muito divertido.

Consideração Final:

A narrativa é em terceira pessoa.
Livro que indico muito, pois nos faz pensar o que realmente somos e o que estamos fazendo por aqui. Nos leva a pensar que não somos nada nesse infinito chamado universo e por isso precisamos abrir mais nossas mentes. No mais, leitura fácil e rápida, livro curto e simples. Algumas coisas são doidas mesmo, mas é muito legal. Estou terminando o livro 2, logo logo tem resenha.

Outras informações:


A Saga divide-se em 5 livros sendo eles:
§  The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (O Guia do Mochileiro das Galáxias)
§  The Restaurant at the end of the Universe (O Restaurante no Fim do Universo)
§  Life, the Universe and Everything (A Vida, o Universo e Tudo Mais)
§  So long, and thanks for all the fish (Até logo, e Obrigado pelos Peixes)
§  Mostly Harmless (Praticamente Inofensiva)


ADAMS, Douglas. O Guia do mochileiro das Galáxias. Editora: Arqueiro, 2012. Título original: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy . 160 páginas.

NOTA: 9,0
RECOMENDO: SIM

8 comentários:

  1. Sou louca para adquirir, Já ouvi muitas coisas boas.
    Vou procurar em Sebos ou nas promoções.

    ResponderExcluir
  2. Ganhei os livros desta série em uma promoção e nunca tinha lido nehuma resenha dele.Li o primeiro capítulo do primeiro livro em algum lugar e gostei,mas depois vi muita gente falar que não gostou e deixei os livros lá na estante, quietinhos. Bom, pelo visto vale a pena ler...né?? São 5 ou 6 livros ao todo??

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo me emprestou o livro há uns 5 meses, comecei muito empolgado, mas aí foi ficando meio entediante, logo no começo mesmo...

    Nunca tinha botado tanta fé assim nos livros, mas suas resenhas são tão boas e convincentes que acho que vou dar uma segunda chance ao livro! hauahuhauahua'


    Giovanni Barbosa
    giovanni.scorsin@gmail.com
    @GioMellark
    livrosleituraelazer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gente, comprei a coleção toda um dia desses no site do submarino por 29.90 (já devem ter tido descontos maiores) e eu achei que valeu super a pena porque uma amiga minha comprou só um por 20 e eu comprei os 5 por 30, então né... A resenha esta perfeita, o que me deu mais vontade ainda de ler, vou ter que atropelar alguns livros que estavam na frente pra ler logo *.*

    ResponderExcluir
  5. Acho que estou bobeando muito em relação ao fato de eu não ter comprado AINDA essa coleção que, por sinal, no Submarino sempre está com um preço legal, mas eu ainda não tive a chance de ler essa série. Porém, acredito no "Não entre em Pânico", porque ainda há tempo de comprar. HAHA o/

    ResponderExcluir
  6. Douglas Adams é um gênio! Amo-o! O Guia do Mochileiro das Galáxias mudou minha vida! Tenho uma perceptiva completamente diferente do mundo.
    Aliás, já viu o filme? Tem o Martin Freeman e a Zooey Deschanel. Achei o começo do filme extremamente fiel ao livro! Mas depois começaram a inventar algumas coisas, que pensei que fossem dos outros livros (porque, na época, havia lido apenas o primeiro), mas não apareceu nada daquilo.

    ResponderExcluir
  7. Tá aí um livro que eu quero desde sempre! E conforme escuto opiniões sobre os livros dessa saga (sempre todas positivas) o meu querer só aumenta mais e mais!
    Pena que só o encontro quando não estou com nem um puto centavo no bolso... Mancada do destino isso aí! ç__ç

    ResponderExcluir

Pessoal, vou respondendo os comentários no próprio blog de quem o deixou, ou pelo Twitter, podem ter certeza que vou respondendo assim que puder. Grande abraço e obrigado pela participação :D